Campus de Beltrão inaugura Núcleo na segunda-feira

Com a finalidade de proporcionar uma estrutura adequada e melhorar as instalações/infraestruturas referente às pesquisas realizadas pelos grupos e núcleos do Campus de Francisco Beltrão a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) inaugura mais uma de suas obras programada para este ano.

A construção finalizada, que será inaugurada na próxima segunda-feira (14) às 14 horas, é o Núcleo de Estudos sobre Ambiente e Desenvolvimento Territorial (NEADT), uma nova edificação de 1.113,43 m² que proporcionará o acréscimo de salas de aula e laboratórios para o desenvolvimento de ensino e descobertas aos acadêmicos e funcionários da Instituição.

Com um investimento de R$ 946.054,43, foram exatamente 11 meses de execução para o aperfeiçoamento do Núcleo. Esse recurso foi providenciado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) do Governo Federal que contribuiu com R$ 897.656,11 e os outros R$ 48.398,32 foram recursos da Unioeste.

De acordo com o diretor do Campus de Francisco Beltrão, Eduardo Jacondino, as obras do FINEP começaram em 2010. Contudo, no decorrer desse período houveram imprevistos, “passamos por alguns problemas e atrasos, tendo em vista que a primeira etapa foi construída em Toledo, pois fizemos a obra de forma conjunta com o município. Mas, no final tudo se resolveu e estamos felizes por ver tudo pronto”, esclareceu.

A iniciativa de criação do Núcleo teve início em 2009, por meio do professor/doutor Marcos Saquet, membro do Colegiado do Mestrado em Geografia, Campus de Beltrão, porém, anteriormente, já havia uma decisão do referido Colegiado para pleitear recursos junto ao FINEP para construir um prédio para instalação dos laboratórios vinculados ao Mestrado. A proposta teve o apoio da Pró-Reitoria de Pós Graduação (PRPPG) e da Direção Geral.

Embora o NEADT esteja vinculado ao Mestrado  de Geografia, o professor Saquet esclarece que os laboratórios poderão ser utilizados por professores, pesquisadores e discentes de outros cursos de graduação e pós-graduação, dependendo das especificidades de cada projeto de pesquisa e dos grupos responsáveis por cada laboratório.

E para comportar toda demanda foram construídas, 12 salas de aula, cada uma com cerca de 68 m2, para instalação dos seguintes laboratórios, todos vinculados ao Mestrado de Geografia: Estudos de História e Epistemologia da Geografia; Geoprocessamento; Cartografia; Fotointerpretação e Sensoriamento Remoto; Sala de pesquisas e usos múltiplos; Sala de Vídeo Conferências; Dinâmica Econômica e Formação sócio-espacial; Centro de Documentação e Arquivos Regionais; sala de pesquisas e usos múltiplos II; Estudos Territoriais; Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas e Análise Ambiental.