Unioeste participa de encontro regional de juventude

O reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Paulo Sérgio Wolff e sua equipe de pró-reitores e assessores, além de alunos e professores, participou no último final de semana do 5º Encontro Regional da Juventude, em Vera Cruz do Oeste, organizado pelo mandato do deputado federal Zeca Dirceu.

O encontro contou ainda com representação da União Nacional de Estudantes (UNE) além de palestras e diversas atividades artísticas como a do grupo Tolebreak, de Toledo, a banda Reação Química, de Foz do Iguaçu, o grupo de dança Recriarte, de Terra Boa, e ainda uma dupla sertaneja local.

Na oportunidade a pró-reitora de Graduação, Lilian Farias Porto Borges, ressaltou a importância do ensino superior público, gratuito, laico, de qualidade e democrático da Unioeste, com vagas em 35 cursos de graduação distribuídos nos campi de Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão, que formam profissionais para atuarem em todos os campos.

O reitor agradeceu ao parlamentar, uma vez que Zeca Dirceu interviu diretamente para colocar em contato o reitor e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, quando foi autorizada a liberação de verbas do SISU no valor de R$ 1.900.000,00. Na oportunidade Wolff disse que no último ano a Universidade teve uma interação significativa com o deputado e que esse vínculo continuará sendo importante para outras tantas demandas da Instituição.

Segundo Zeca Dirceu, a sua legislatura está em contato direto com os jovens. “Já ouvimos 85 cidades e pretendemos chegar a 150, porque sempre ouvi reclamações da juventude sobre não terem voz, não serem ouvidos na política, na sociedade em geral, e quero reverter esse quadro. Vou acompanhar as demandas e trabalhar pra que a juventude tenha mais espaço e participação na política em nosso país”.

O pró-reitor de Extensão,  Remi Schorn, que participou do evento, disse que o evento foi muito produtivo: “ Divulgamos a Unioeste para jovens que podem vir a estudar conosco e retribuímos o trabalho realizado e a dedicação do parlamentar para com a Universidade em várias áreas”.

Schorn avaliou  ainda que está havendo maior interação com as entidades de representação estudantil, como UNE e suas subseções. “A importância do encontro está exatamente em produzir uma reflexão atualizada acerca dos principais problemas que a juventude trabalhadora regional enfrenta, com isso, podemos nos irmanar na busca de soluções de forma a contribuir com a melhoria da vida dessas pessoas. Este é a função principal de uma instituição de ensino superior pública”

O encontro teve também palestra com Sandra Cristina, professora do curso Ciências Sociais da Unioeste  e doutroranda em Sociologia, com o tema “Juventude e Fronteira”, e Tamires Gomes Sampaio, 2ª vice-presidenta nacional da União Nacional dos Estudantes (UNE) sobre o tema “Os desafios da Juventude, o papel da UNE para a transformação social e a inclusão da juventude negra nas políticas públicas”.