Unati passa por reestruturação

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está reestruturando a Universidade da Terceira Idade (Unati).  Uma das ações futuras é a obtenção de matrícula em disciplinas dos cursos de graduação, usando as vagas remanescentes do Vestibular.

O professor Remi Schorn, pró-reitor de Extensão da Unioeste, foi escolhido para a função de coordenador-geral do Colegiado de Gestão (Coge) no último dia 2 e tem como meta "a criação de organicidade e impulso à unificação das atividades da Unati, bem como propiciar condições objetivas para a participação da terceira idade nos programas da Universidade".

O programa Unati foi regulamentado na Unioeste em 2010 e é de grande importância institucional por desenvolver atividades ligadas ao processo de envelhecimento, buscar a valorização da pessoa idosa na sociedade e sua inclusão no ambiente universitário. A regulamentação do programa incluiu a criação do Coge, que possibilita realizar as atividades em todos os campi da Universidade de forma padronizada e autônoma.

O programa tem por finalidade criar espaços de inserção da população idosa para formação política, social, econômica e cultural, desenvolver as potencialidades para ter consciência de si e de sua cidadania e desta forma atuar e interagir no contexto familiar, comunitário, social e político conquistando maior participação e melhores condições de vida.

A Unati objetiva possibilitar a discussão de temas relativos à política do idoso, envolvendo seu cotidiano e as complexas relações sociais, adotar ações institucionais de maneira a propiciar qualidade de vida, participação democrática e perspectiva de maior interação social ao idoso, possibilitar acesso a atividades culturais, educacionais, sociais, econômicas e de lazer, gerar conhecimentos relacionados à terceira idade numa perspectiva interdisciplinar e oferecer espaço e atividades de integração e convivência profícua para o idoso.

O pró-reitor Remi Schorn ressalta que "a Proex, na minha pessoa, assume a coordenação com a forte decisão de dar à Unati a importância que sua relevância social necessita e desta forma colocar a Unioeste e sua inteligência a serviço da qualidade de vida da das pessoas".