Planejamento anual auxilia Central de Reagentes

Com o objetivo de aperfeiçoar a compra e evitar a falta de produtos e materiais nas mais diferentes áreas e laboratórios do Campus de Cascavel, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), foi criado em 1999 a Central de Reagentes. O setor tem a função de coordenar as solicitações de aquisição e distribuição de reagentes, vidrarias e materiais de consumo que são feitas pelos professores, para uso nos laboratórios da Unioeste.

Cada professor solicita material conforme as quantidades necessárias e, após o pedido, a aquisição é enviada para administração do Campus, para a aprovação final. O aluno da Universidade que utiliza os laboratórios recebe todo o material didático de forma gratuita.

Os materiais de consumo comuns (luvas, toucas, algodão, gazes, máscaras, e também, reagentes, ácidos, álcoois e vidrarias) são adquiridos em um curto período de tempo. Segundo a técnica administrativa Claudia Silva, no momento em que o almoxarifado apresenta baixo estoque, é feito o pedido de tal material. “Assim, o professor sempre tem disponível os instrumentos necessários para sua aula, com exceção a reagentes de especificações mais complexas de algumas disciplinas a qual o professor deverá solicitar a existência ou necessidade de aquisição junto a Central”, explica ela.

Para que a Central possa trabalhar com alguns materiais específicos, que algumas vezes são importados é necessário que haja um Certificado da Polícia Federal (PF), na qual é declarada a licença de autorização destes produtos dentro da Unioeste. Além da PF, é exigida também licença do Exército Brasileiro. A Central envia relatórios mensais do controle dos produtos à Polícia Federal, e relatórios trimestrais ao Exército Brasileiro.

A Central ainda orienta os laboratoristas, quanto ao armazenamento correto dos resíduos hospitalares, químicos, e biológicos gerados, que são retirados três vezes na semana, por uma empresa contratada que leva este material contaminado para o seu destino final. Além disso, também realiza o controle mensal da quantidade e a qualidade dos resíduos dispensados.

A auxiliar de Laboratório, Marlene Jussara Gaidex Bueno, explica que além do recolhimento dos lixos hospitalares, a Vigilância Sanitária faz visita aos laboratórios no mínimo uma vez ao ano, onde são estudados quais os ajustes necessários que devem ser realizados.

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas pelo telefone (45) 3220-7260.