Unioeste participa de programa para desenvolvimento territorial

Para apoiar processos de descentralização das regiões e fortalecer as capacidades de gestão integrada em processos de desenvolvimento econômico local sustentável nos países em que atua, foi lançado no último dia 5, em Foz do Iguaçu, o Programa Regional de Formação para o Desenvolvimento Econômico Local (ConectaDel), e as aulas iniciais do curso de Formadores em Desenvolvimento Territorial.

O programa é uma parceria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Itaipu Binacional e Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais do Oeste do Paraná (Caciopar). As atividades do curso se desenvolverão até junho de 2014 e, na sequência, será elencada uma série de ações para promover o desenvolvimento territorial de forma efetiva.

Tanto o curso, quanto o programa tem como missão fortalecer as alianças e diálogos entre os formuladores de políticas públicas, universidades, executores de projetos e atores locais. Para que, por meio da formação e gestão do conhecimento, integrem o enfoque territorial como parte substantiva da discussão sobre politicas públicas.

Participação

A Unioeste é responsável pela coordenação científica e pelos professores que vão ministrar alguns módulos do curso. Os primeiros módulos estão a cargo dos professores Jandir Ferrera de Lima e Ricardo Rippel, do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, do Campus de Toledo da Unioeste.

Jandir Ferrera de Lima, também pró-reitor de Planejamento da Unioeste, explica que o curso visa "formar profissionais que estejam aptos para atuar como capacitadores e agentes de desenvolvimento local, além de estimular a cooperação técnica entre as entidades regionais".

Mais informações sobre o Programa estão disponíveis no site http://www.conectadel.org/