Teatro Barracão é projeto da Unioeste

A construção de um espaço, nos mesmos moldes do Teatro Barracão, que funcionava junto ao Lago Municipal de Cascavel, foi debatida durante reunião entre o diretor do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Webber, e o deputado estadual José Lemos, na última sexta-feira (04.04).

No encontro, que contou ainda com as presenças do professor José Carlos dos Santos, assessor da Pró-Reitoria de Extensão, e de Julio Cézar Fernandes, diretor de Cultura da Prefeitura, a obra poderá servir de laboratório de ensino e, ao mesmo tempo, por localizar-se em região de grande fluxo de pessoas -como alunos e docentes da Universidade- e, ainda, pelo fato de ficar próxima a escolas estaduais e municipais, todos poderão usufruir e participar das atividades culturais e de extensão.

O deputado José Lemos lembrou a importância da obra, por estar está vinculada ao planejamento institucional da Universidade, “que planeja investir nos cursos de graduação de artes, teatro e música”, declarou.

Para viabilizar a construção do espaço, o diretor de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, Wanderlei dos Anjos, já manteve contato com quatro deputados do Paraná, para sugerir emenda coletiva para custear a obra. Faltava apenas o contato com o deputado José Lemos, que a exemplo dos demais concordou em colaborar e, ainda, sugeriu o encaminhamento do pedido para o deputado federal Dr. Rosinha.

De acordo com o deputado José Lemos, “o Governo federal apoia as universidades, por apresentar resultados positivos em relação à cultura.” Ainda na reunião, foi debatida a criação da Orquestra de Câmara, sendo observado que a orquestra se soma ao planejamento institucional e as atividades de ensino, bem como na animação de eventos da própria Instituição e exibições para a comunidade local.