Farmácia Escola implanta fracionamento de medicamentos

A Farmácia Escola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) iniciou nesta semana a oferta do serviço de fracionamento de medicamentos à comunidade acadêmica. Neste serviço, alguns medicamentos poderão ser vendidos por unidade posológica (comprimidos, cápsulas, etc.), na quantidade exata necessária para o tratamento.

Segundo a coordenadora da Farmácia Escola, professora Patricia Guerrero de Sousa, no mercado farmacêutico hoje existe muitas apresentações de medicamentos, cujas embalagens apresentam uma quantidade de comprimidos e cápsulas que vão além da quantidade necessária para um determinado tratamento. “Estas sobras de medicamentos na chamada “farmácia caseira” pode contribuir para vários problemas, dentre eles a automedicação incorreta, acidentes como intoxicação de medicamentos em crianças, erros de administração de medicamentos, além do gasto desnecessário. Estas sobras ainda aumenta o risco de ser feito o descarte de medicamentos de forma inadequada, causando danos ao meio ambiente”.

O procedimento do fracionamento é efetuado nas farmácias, sob a responsabilidade de um farmacêutico habilitado. Para que os medica­mentos possam ser fracionados com segurança, as embalagens per­mitem sua subdivisão, garantindo as características asseguradas na forma original do produto até que este chegue ao consumidor final. “A subdivisão da embalagem do medicamento ocorre sem o rompimento do acondicionamento primário, mantendo os dados de identificação e as mesmas características de qualidade, segurança e eficácia assegu­radas na embalagem original do produto”, assegura à coordenadora.

Ainda de acordo com a professora Patricia, o acesso ao produto adequado, em dosagem suficiente para o tra­tamento, contribui para o ajuste da terapia medicamentosa às reais necessidades do paciente. “O fracionamento configura-se, dessa forma, como uma importante medida que compõe as estratégias para a pro­moção do uso racional de medicamentos. Sua implementação permite que os consumidores exerçam o seu direito de adquirir a quantidade exata de medicamento prescrito para o seu tratamento”, conclui.

A Farmácia Escola está localizada no Bloco de Clínicas do campus de Cascavel e situa-se ao lado da Clínica de Odontologia. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas.