Academus prevê matrícula online para 2015

Hoje, dia 3 de setembro, foi realizada reunião, convocada pelo Gabinete do Reitor, com  direções dos Campi, direções de Centro e secretarias acadêmicas referente ao Sistema de Gestão Acadêmica (Academus). O encontro foi organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Na ocasião foi apresentada proposta de realização de matrícula online de veteranos em fevereiro de 2015, em que o acadêmico fará sua matrícula pela internet. A principal vantagem é agilizar o cadastramento das matrículas, que antes era realizado pela Secretaria Acadêmica (SA) e agora será pelo próprio acadêmico, o que possibilitará aos docentes terem acesso às suas turmas no início do ano letivo. Atualmente, a SA leva aproximadamente dois meses, após o início das aulas para finalizar todas as atividades deste processo.

Além disto, o Academus já validará o cumprimento de requisitos das disciplinas no ato da matrícula, bem como não permitirá conflito de horários. O aluno poderá acompanhar as etapas de matrícula pelo módulo web acadêmico, as turmas e horários oferecidos, disciplinas que ainda não foram cursadas e situação dos requisitos.

Também foi aprovada a utilização do módulo web docente por 100% do quadro de professores da Universidade a partir de 2015.

Academus

O Academus é o sistema de gestão acadêmica dos cursos de graduação da Unioeste, composto pelos módulos: desktop, utilizado pela SA  e a  Prograd, web docente, utilizado pelas direções de Centro, coordenações de cursos e docentes e web acadêmica e ainda pelos acadêmicos de graduação.

O módulo web acadêmico permite consultas às notas, frequências, matrículas e turmas, histórico das disciplinas, horários, conteúdo, programático, ministrado nas aulas, planos de ensino, atividades acadêmicas complementares, emissão de declaração de matrículas entre outras.

Os dados são disponibilizados no módulo dinamicamente, à medida que o sistema for atualizado pelos setores competentes, como docentes e a Secretaria Acadêmica.