Central de Notícias

Audiências da Comissão da Verdade tem avaliação positiva

Para avaliar o resultado dos trabalhos da Audiência Pública da Comissão Estadual da Verdade, ocorrida nos dias 20 e 21 de março, no Campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel, os organizadores do evento estiveram reunidos nesta terça-feira (01/04), no Campus de Toledo.

A audiência, organizada pela Comissão Estadual da Verdade, Comitê Memória, Verdade e Justiça do Oeste do Paraná e Unioeste, objetivou apurar as violações aos direitos humanos, nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, durante a ditadura militar no período de 1964 a 1985. É uma forma de dar voz a quem precisa falar o que ocorreu e oportunizar aos demais ouvir, conhecer e se informar sobre esta parte da história brasileira.

O evento, de acordo com seus organizadores, tem grande importância por fazer parte de um movimento nacional de recuperação da memória histórica recente do País e trazer para a sociedade brasileira informações e dados concretos sobre o que de fato ocorreu no período da ditadura. Nos dois dias foram ouvidos 21 depoimentos das vítimas da repressão à Operação Três Passos, Grupo dos Onze, camponeses e indígenas presos e torturados.

Aluízio Palmar, membro do Comitê Memória, Verdade e Justiça do Oeste do Paraná, observa que “com as audiências aprendemos a conduzir o assunto e sabemos que há mais gente na região que passou por situações semelhantes". Ele manifestou a necessidade de registrar e socializar os depoimentos e produzir material de registro de toda a discussão.

O organizador do evento na Unioeste, professor Alfredo Batista, destaca a qualidade e o grande público presente como pontos positivos. “Alguns depoentes pela primeira vez vieram a público (após 49 anos de silêncio), foi uma experiência inédita". Ele ressalta que o Comitê vai ampliar os trabalhos e realizar outra atividade temática no segundo semestre.

De imediato, o Comitê está efetivando tratamento técnico e político aos conteúdos registrados durante ao evento para que, sejam socializados os resultados (gravação em áudio, vídeo e a transcrição dos depoimentos) de forma ampla por meio da mídia eletrônica.  Alfredo agradece a todos que participaram e colaboraram com este acontecimento, considerado de importância para esclarecer o passado recente da região.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.