Unioeste desenvolve projeto de prevenção a DST/Aids e Hepatites virais

Os cursos de Odontologia, Medicina, Farmácia, Enfermagem e Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campi de Cascavel, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu, estão desenvolvendo projetos que resultem em ações de prevenção a DST/Aids e Hepatites virais.

A Unioeste desenvolve diversas atividades de extensão, como, por exemplo, o Projeto Logos no Campus de Cascavel, que trabalha a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), e a participação dos alunos no Encontro Estadual de Protagonismo Juvenil em Prevenção DST/Aids e Hepatites Virais, que contribuiu para ampliar as atividades que são realizadas.

Este Encontro teve como tema “Esta ideia Pega”, e foi realizado em Curitiba no dia 10 de março, com a participação de várias Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado. Na ocasião, a Unioeste foi representada com a maior delegação do evento, com cerca de 50 acadêmicos e três professores. Lá, os estudantes participaram de palestras e oficinas que abordaram o tema e também conheceram as estratégias de prevenção, promoção, educação e comunicação em saúde, que se destacaram no Estado.

Segundo a professora Adriane de Castro Martinez Martins, a participação dos acadêmicos teve como objetivo formar agentes (protagonistas) que possam trabalhar com a população jovem, a qual, atualmente, apresenta um grande aumento no número de casos de contaminação pelos vírus do HIV e das Hepatites.

Adriane explica ainda que as atividades do projeto serão desenvolvidas em parceria com as Regionais de Saúde e coordenações municipais de prevenção a DSTs, e serão realizadas nas escolas da rede municipal e estadual de ensino e dentro da própria Universidade para conscientizar os jovens sobre a importância da prevenção.