Aberta seleção para bolsistas de iniciação científica

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) juntamente com o CIPIC e CIBITI, por meio de sua Divisão de Iniciação Científica, lança três editais para distribuição de bolsas de iniciação científica respectivas às modalidades PIBIC, PIBIC-AF e PIBITI no âmbito da Unioeste.

A partir deste ano de 2014, todo o programa de iniciação científica da Unioeste será gerenciado por novo sistema denominado "Sistema Gerenciador do Programa da Iniciação Científica". Este novo programa permitirá que todo o processo passe a ser informatizado, desde a inscrição, seleção, avaliação, relatórios parciais e finais, pareceres ad hoc, substituição de bolsistas e acompanhamento dos processos pelos consultores externos do CNPq, entre outros.

Além da informatização, o sistema permitirá a busca da minimização dos "conflitos de interesse" e "avaliação cega por pares" da avaliação das propostas e relatórios parciais e finais entre os atores do processo sendo estes: docentes/proponentes, discentes/bolsistas e avaliadores ad hoc.

Todo o sistema está ancorado na Plataforma Stela Experta/Unioeste, que permite mais agilidade e segurança no acompanhamento e gerenciamento de todo o programa de iniciação científica da Unioeste. Esta Plataforma tem como objetivo ofertar serviços de apoio estratégico nas áreas de gestão de ensino, pesquisa, extensão e inovação. A ferramenta integra os dados dos currículos Lattes de professores, pesquisadores, alunos e colaboradores da Instituição de modo a apoiar a implementação de políticas de gestão.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Silvio César Sampaio, esta ação da PRPPG está no escopo de sua missão, que “alinhada com o Plano Nacional de Pós-Graduação e com as demandas internas da Unioeste, busca a simplicidade das atividades administrativas, vinculadas a pesquisa e pós-graduação, prezando pela qualidade institucional, tendo como limite as normas jurídicas".

Além disso, o novo sistema também permitirá a Unioeste identificar e premiar os docentes/pesquisadores e discentes de Iniciação Científica que se destacam na ciência e inovação nas seguintes grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes.