3º Ecad reúne professores para capacitação

Iniciou nesta segunda-feira (1º) o 3º Encontro de Capacitação Docente da Unioeste (Ecad) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O Encontro segue até amanhã (02) e tem o objetivo de apresentar as pesquisas e experiências dos docentes da Universidade durante o processo de capacitação fora da Instituição.

A palestra de abertura foi dirigida pelo professor Dermeval da Hora Oliveira, que tratou o tema “Avaliação da Pós-Graduação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): Realidades e perspectivas”, abordando também a política da Capes de uma maneira geral.

Segundo ele, a Capes tem um Plano Nacional de Pós-Graduação, no qual há três eixos, que são a internacionalização, interdisciplinaridade e educação básica. “Abordando de uma maneira geral como a Capes trabalha estes eixos, é possível que o professor consiga melhor exercer sua pesquisa”, enfatiza.

Dermeval é graduado em Letras pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, doutor em Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e realizou estágio pós-doutoral na Universidade Livre de Amsterdam.

Atualmente é professor da Universidade Federal da Paraíba, bolsista de Produtividade 1B do CNPq, desenvolve o projeto "Variação Linguística no Estado da Paraíba - fase III: variação, estilo, atitude e percepção". Presidiu a Associação Brasileira de Lingüística entre 2007 e 2009 e é coordenador da Área de Letras e Linguística da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O evento reuniu aproximadamente 50 participantes de escolas estaduais, municipais e de outras universidades. Este é organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Divisão de Capacitação Docente. Mais informações podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Divisão de Capacitação Docente, pelo telefone (45) 3220-3055 ou no e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..