Qualidade da água reúne representantes de municípios na Unioeste

A Universidade Estadual do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, realizou uma reunião com representantes dos municípios da 10º Regional de Saúde, para debater sobre o convênio com a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA) que visa o tratamento da qualidade água destas cidades conveniadas.

A Universidade, por meio dos Laboratórios de Controle Microbiológico de Água, Alimentos e Medicamentos, e Laboratório de Análise de Alimentos e Água de Cascavel, recebe para análises cerca de 300 mililitros de água tratada, do sistema de distribuição, e não tratada, do sistema coletivo (poço artesiano) de cada cidade.

Segundo a professora responsável, Fabiana Falconi, as amostras são enviadas à Unioeste para determinação da qualidade físico-química e microbiológica da água de consumo. Estas amostras podem ser provenientes do sistema de distribuição do município ou de sistemas alternativos coletivo ou individual. A 10ª Regional de Saúde determina quais amostras devem ser coletadas e enviadas à Universidade para análise. O número de amostras mensais é determinao de acordo com o número de habitantes de cada município.

Ainda explanou que caso seja detectado algum tipo de contaminação em alguma análise, o resultado é imediatamente transmitido à 10ª Regional e ao município para que possam ser tomadas às devidas providências.

Em média o Laboratório tem por meta realizar um montante de 142 análises mensais, totalizando 1.704 análises, no período de um ano. Assim, os responsáveis pelo armazenamento e transporte recebem treinamento prévio quanto às normas e também preenchimento dos documentos necessários.

A 10º Regional de Saúde comporta os 25 municípios: Anahy; Boa Vista da Aparecida; Braganey; Cafelândia; Campo Bonito; Cap. Leônidas Marques; Cascavel; Catanduvas; Céu Azul; Corbélia; Diamante do Sul; Espigão Alto do Iguaçu; Formosa do Oeste; Guaraniaçú; Ibema; Iguatú; Iracema do Oeste; Jesuítas; Lindoeste; Nova Aurora; Quedas do Iguaçu; Santa Lucia; Santa Tereza do Oeste; Três barras do Paraná e Vera Cruz do Oeste.

Mais informações no telefone (45) 3220-3259, apenas no período da tarde.