Central de Notícias

Dor lombar é uma das especificidades do Pilates

O Programa de Extensão Re-vivendo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), do campus de Cascavel, disponibiliza para  comunidade interna e externa, atividades que auxiliam na manutenção e recuperação do bem estar físico e mental das pessoas. Dentre elas estão disponíveis as áreas de Reiki, Acupuntura (período noturno), Terapia Floral, Reprogramação Biológica, Psicoterapia, Acompanhamento Nutricional, Iridologia e Pilates.

O Pilates é um método de condicionamento físico, que é utilizado também para tratamento de patologias e suas prevenções. Pode ser adaptado a qualquer tipo de pessoa e não há contraindicação.

Segundo uma das monitoras do Programa, a acadêmica formanda de Fisioterapia, Kelly Aparecida Guimarães, foram selecionadas pessoas com algum tipo de lombalgia, ou seja, que sinta dor na região lombar a mais de três meses. Kelly mencionou ainda, que as aulas não possuem horários fixos, uma vez que o planejamento das atividades é feito anualmente e está baseado na disponibilidade dos monitores e dos participantes inscritos.

A participação dos acadêmicos no Programa está condicionada a realização prévia de curso de formação na área. As monitoras são supervisionadas por um profissional de Educação Física e um fisioterapeuta, ambos com formação em Pilates.

Os exercícios realizados vão do módulo básico ao avançado. A evolução ocorre de maneira gradativa e respeitando os limites dos participantes. “A cada duas semanas existem mudanças nos exercícios visando um aumento no grau de intensidade de cada um”, explica Layla Lunardi Souza, monitora e acadêmica do 4º ano de Fisioterapia.

Buscando proporcionar um atendimento seguro e de qualidade aos participantes, sempre no início e após o encerramento das atividades é realizado a verificação da pressão arterial. Caso haja a constatação de alguma alteração nos parâmetros avaliados, o participante é orientado a não participar do Pilates e buscar avaliação médica. Nos casos emergenciais o SAMU é acionado e o participante encaminhado ao serviço de atendimento especializado.

As turmas são anuais e no momento não há vagas. Estão previstas novas turmas para o inicio do ano letivo de 2015. Mais informações pelos telefones (45) 3220­3271/3220­3173, por e­mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou na sala do Programa que fica no Bloco A do prédio antigo.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.