Reitor recebe reivindicação e cobra presença dos acadêmicos nos conselhos colegiados

O reitor e vice-reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Paulo Sérgio Wolff e Carlos Alberto Piacenti, respectivamente, receberam na manhã desta segunda-feira (31) os acadêmicos de diversos cursos do Campus de Cascavel que, em manifestação na reitoria, solicitavam ações de assistência estudantil.

Os gestores da universidade juntamente com os pró-reitores de Graduação, Liliam Faria Porto Borges, Extensão, Remi Schorn, e de Administração e Finanças, Rosiclei Fátima Luft, receberam uma comissão organizada pelos estudantes no gabinete do reitor. Na reunião, os acadêmicos, acompanhados pelo diretor de comunicação da União Paranaense dos Estudantes (UPE), reivindicaram a implantação de um Centro de Convivência, um Centro Esportivo e pediram informações de como está o processo de implantação do Restaurante Universitário (RU) do Campus de Cascavel.

De acordo com a estudante de Farmácia, Layse de Souza, o objetivo da manifestação foi justamente um posicionamento e o comprometimento da reitoria da Unioeste em relação à assistência estudantil.

Na sequência, o reitor juntamente com o diretor do Campus de Cascavel, Alexandre Weber, numa conversa com todos os manifestantes na sala do Conselho Universitário, explicou sobre os tramites do RU. Segundo eles, todo o tramite burocrático de responsabilidade da Unioeste, inclusive a licitação para a obra, já foram feitas. De acordo com eles a Universidade está agora esperando a liberação do recurso por parte do Governo do Estado para o início das obras e do Governo Federal para os investimentos em Assistência Estudantil, por meios das verbas oriundas do SiSU.

O reitor e diretor de campus irão a Curitiba nesta semana justamente para obterem mais informação sobre o andamento do processo e cobrar a liberação do recurso.

Paulo Sérgio também reivindicou dos manifestantes uma maior participação dos acadêmicos nas reuniões realizadas pelos Colegiados, Conselhos de Campus e Conselho Universitário. Segundo ele, a presença dos acadêmicos é importante para fortalecer a Unioeste e concretizar os objetivos comuns.

Os estudantes farão uma reunião nesta terça-feira que elegerá uma comissão responsável em fazer o acompanhamento dos processos. Uma nova conversa com reitor será feita na próxima semana, na qual ele informará aos estudantes o resultado de sua visita a Curitiba.