Pequenas mudanças na gestão induzem novos doutorados

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com vistas a identificar o potencial de novos cursos de doutorado, está realizando alterações nos critérios internos de envio de proposta.

Antes, os cursos de mestrado podiam enviar à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), propostas de doutorado apenas quando o conceito do curso atingisse à nota quatro. A partir de 2013, a PRPPG permitiu o envio de propostas de cursos com conceito três. Com o uso da Plataforma Stela Experta/Unioeste, a PRPPG obteve mais agilidade e identificou o potencial de oito novos de doutorados.

O Pró-Reitor, Silvio César Sampaio, explica que esta Plataforma tem como objetivo ofertar serviços de apoio estratégico nas áreas de gestão de ensino, pesquisa, extensão e inovação. A ferramenta integra os dados dos currículos Lattes de professores, pesquisadores, alunos e colaboradores da Instituição de modo a apoiar a implementação de políticas de gestão.

Em reuniões com os mestrados definiu-se pelo envio de cinco propostas, das quais duas foram aprovadas, o doutorado em Engenharia Química e em Engenharia de Pesca no Campus de Toledo. É aguardado o resultado do doutorado em Educação no Campus de Cascavel, já recomendado pela comissão avaliadora que visitou a Unioeste.

Troca de experiências

De acordo com o pró-reitor, "o sucesso dos programas deve ser atribuído ao corpo docente, discente e técnico do programa". O papel da Pró-Reitoria é estar ao lado dos programas e apoiá-los, visando viabilizar o sucesso das novas propostas. Ele entende que "é uma via de mão dupla na troca de experiências e informações entre a Pró-Reitoria e os programas. Particularmente, tem sido muito gratificante participar desta construção", salienta.

Esta ação da PRPPG está no escopo de sua missão, que alinhada com o Plano Nacional de Pós-Graduação e com as demandas internas da Unioeste, "busca a simplicidade das atividades administrativas, vinculadas a pesquisa e pós-graduação, prezando pela qualidade institucional, tendo como limite as normas jurídicas", informa o pró-reitor.

O Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) tem como objetivo definir novas diretrizes, estratégias e metas para dar continuidade e avançar nas propostas para política de pós-graduação e pesquisa no Brasil.