Toledo terá curso de Língua Guarani

Duas professoras da Universidade Nacional de Itapúa, do Paraguai, estarão nos próximos dias 6 e 7, no Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná para ministrar curso de Língua e Cultura Guarani.

A necessidade de realizar o curso, que será ministrado pelas professoras Carmem Luz Rivas e Glória Mariza Arias, surgiu em virtude das pesquisas e das atividades de ensino de diversos professores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais que trabalham com as questões culturais, políticas e sociais da América do Sul.

O envolvimento com esta perspectiva de trabalho resultou na efetiva participação na Iniciativa Geofronteiras, que é uma ação de trabalho conjunto entre a Unioeste, a Universidade Federal da Grande Dourados, a Universidade Nacional de Missiones (Argentina) e a Universidade Nacional de Itapúa (Paraguai).

Desta iniciativa, já resultaram dois seminários, realizados em Marechal Candido Rondon e Posadas (Argentina), com intercâmbio entre todas as universidades envolvidas. A Unioeste e a Universidade Nacional de Itapúa mantem também acordo (cossignátarias) com Redes de Missões Jesuíticas Guaranis que preveem as mesmas atividades realizadas no âmbito do Geofronteiras.

Inscrição

As inscrições são limitadas e estão sendo realizadas na secretaria de Mestrado de Ciências Sociais até o dia 4 de junho. Para a comunidade acadêmica a inscrição é gratuita e para a população externa o custo é de R$ 30,00.

O curso será ministrado durante toda a manhã e a tarde, das 8 horas até às 12 horas e das 14 horas até às 17 horas, na sala 22 e 6 do Bloco E do Campus de Toledo.