Unioeste regulamenta vagas para Terceira Idade

Visando discutir a regulamentação da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), na sexta-feira (29.08), a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) reuniu-se com representantes da Unati de todos os Campi, em Foz do Iguaçu.

O pró-reitor de Extensão, Remi Schorn, explica que foi debatida a relação das Unatis entre si e com a comunidade em cada Campus. O regulamento da Universidade Aberta vai fornecer um instrumento formal para atender a vontade das pessoas de trabalhar com este segmento. Foi também abordada a possibilidade de modelos de cursos específicos para os discentes da Unati,

“A troca de experiências entre os representantes da Unati foi muito rica”, salienta o pró-reitor  dizendo ainda que “estamos discutindo elementos novos para regulamentar a existência das Unatis nos Campi, buscamos uma forma comum de organizar o conjunto das ações e ter um regulamento único, que será submetido aos órgãos superiores para aprovação”.

Lançamento

No mesmo dia, no período da tarde, no auditório do Serviço Social do Comércio (SESC), foi realizado o lançamento oficial da Resolução 158 de 2014, que regulamenta a oferta de vagas em disciplinas dos cursos de graduação da Unioeste para os discentes da Unati.

A professora Sandra Coltre, do curso de Administração do Campus de Foz do Iguaçu, ministrou palestra sobre a nova resolução, que é o primeiro passo para institucionalizar a Unati em todos os campi da Unioeste. “O objetivo é conscientizar os professores para abrir espaço em suas disciplinas e possibilitar à terceira idade se inserir nos cursos de graduação”, acentua.

“É um avanço a Unati tornar-se um programa efetivo, agregar toda essa experiência e abrir novos conhecimentos para pessoas a partir de 60 anos”, esclarece Sandra, que complementa “idoso não vai ficar só andando em parque e fazendo natação, tem que exercitar a mente, não perder a lucidez e continuar a vida nesta fase”.

Inteligências experientes

O pró-reitor destaca que “esta resolução é um marco histórico, um passo importante no sentido da inclusão da terceira idade nas salas de aula da Unioeste”, e salienta que abrir a possibilidade dos discentes da Unati participarem das aulas da graduação “permite a inserção das inteligências experientes, que vão se relacionar de forma direta com nossos graduandos”.

Remi considera que todos ganham com isto, “são trajetórias culturais e cognitivas, páginas vivas da história recente que vão participar e produzir uma sintonia grande com os interesses que a Universidade tem na formação dos nossos alunos”. O universo universitário se amplia de forma significativa com estas pessoas e as contribuições que vão trazer.

“A terceira idade desdobra uma fase de nossas existências em que nos descobrimos de forma diferente, queremos impulsionar a Universidade a cumprir seu papel social, acompanhar este processo e ganhar com a abrangência de um segmento experiente e que tem muito a contribuir”, finaliza o pró-reitor.