Plataforma Sucupira é apresentada na Unioeste

No 2º Encontro de Assistentes de Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que ocorre durante todo o dia de hoje (30.05), na Reitoria, está sendo apresentada a Plataforma Sucupira, por Rubens Maribondo do Nascimento, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do software.

O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Unioeste, visa proporcionar a atualização e o aprofundamento dos conhecimentos aos coordenadores e assistentes dos programas de pós-graduação stricto sensu para que possam atuar de forma inovadora e com qualidade, promovendo o crescimento profissional e institucional.

A Plataforma Sucupira, nova ferramenta online utilizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), foi lançada em 27 de março passado e vai disponibilizar em tempo real para a comunidade acadêmica as informações, processos e procedimentos que a Capes realiza no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

O sistema faz a coleta e análise das informações utilizadas para a avaliação dos programas de pós-graduação do Brasil.

Marco legal da Pós-Graduação

Rubens Nascimento, coordenador geral de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), explica que a criação do programa surgiu da necessidade da Capes ter um sistema integrado online, fácil de interagir e que ofereça mais transparência aos programas de pós-graduação.

O sistema foi desenvolvido pela Superintendência de Informática (Sinfo) da UFRN para atender as necessidades da Universidade. Depois, em 2012, foi definida a parceria com a Capes e, partir de então, foi adaptado para satisfazer as demandas e o modelo de negócios definido por ela.

Com sua utilização se pretende reduzir o tempo, esforços e imprecisões na execução da avaliação do SNPG, facilitar o acompanhamento da avaliação, gerar maior confiabilidade, precisão e segurança das informações e permitir controle gerencial mais eficiente.

O nome da plataforma é uma homenagem ao professor Newton Sucupira, autor do Parecer número 977 de 1965, considerado o marco legal que conceituou, formatou e institucionalizou a pós-graduação brasileira.