Unioeste promove encerramento da sua 6° turma do PDE

Foram aproximadamente 450 pessoas presentes no encerramento da 6° Turma do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que ocorreu nesta sexta-feira (12) no Campus de Cascavel.

Segundo professor e coordenador do PDE, Marco Antonio Batista Carvalho, o encerramento representa mais um passo que a Universidade dá, no sentido de responder as demandas que lhe cabem.  Nesse caso em especifico, esse programa é assinado em parceria com o Governo do Estado, e a Unioeste assume a responsabilidade de envolver-se com duas regiões significativas do estado, Oeste e Sudoeste, pois, a Instituição é parceira no trabalho junto com seis núcleos regionais, sendo eles: Assis Chateaubriand, Cascavel, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Toledo.

O evento contou com palestra ministrada pelo professor Valdecir Soligo, que discutiu a questão de formação continua dos 353 professores formados pelo PDE que estavam presentes no evento, apresentações culturais, a presença dos chefes dos Núcleos Regionais de Educação e painéis dos projetos desenvolvidos.

Para o professor Marco, a importância dos painéis serem expostos é a socialização entre os professores de diversas áreas e a oportunidade de cada um, poder ver os trabalhos prontos. Além disso, o mais importante, para ele, é que todos os trabalhos vão para uma plataforma que a Secretaria Estadual de Educação organiza no PDE, em que o artigo final e o desenvolvimento do trabalho ficam expostos como uma bibliografia a ser consultada. “Muitos desses trabalhos já estão sendo consultados e citados por outros pesquisadores, não só do Brasil, mas da Espanha e Portugal que tem lido e citado em suas pesquisas”, ressalta.