Doutoranda apresenta audiolivros para cegos

A professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Lucia Terezinha Zanato Tureck, apresentou na última quarta-feira (26) sua tese de doutorado intitulada “Criação de um audiolivro e a temática da acessibilidade”. O curso realizado pela docente é o de Doutorado em Letras e Literatura, promovido pela Universidade Federal da Bahia em conjunto com a Unioeste

Lucia que é professora do curso de Pedagogia na Unioeste, disse que completar o doutorado é alcançar um patamar muito importante na formação docente e que isso reverte em ampliação da qualidade do ensino, pesquisa e extensão na Instituição. A professora atua no Programa de Educação Especial, no campus de Cascavel, e sua tese teve total relação com a área na produção de audiolivros com textos literários para pessoas cegas.

A tese foi aprovada com distinção, destacando-se a originalidade da pesquisa, a articulação entre campos inter e multidisciplinares e os resultados sobre a formação de leitores, acessibilidade, tecnologias assistivas e inserção social. Lucia explica que o produto audiolivro é de aplicabilidade imediata, contando com a abertura de espaços na Associação Cascavelense de Deficientes Visuais (Acadevi) no Setor Braille, da Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos, de Cascavel.

Novos audiolivros poderão ser produzidos na Instituição pelo domínio do processo de criação e pela professora e sua participação no Grupo de Pesquisa PRO.SOM, da UFBA, em Salvador, coordenado pela professora Dra. Sílvia Guerra Anastácio.

Lucia foi avaliada pela orientadora/ professora Sílvia Maria Guerra Anastácio, pelas professoras Célia Marques Telles e Sílvia La Regina, integrantes do Programa de Pós-Graduação em Letras, da UFBA; e também o professor Acir Dias da Silva e a professora Lourdes Kaminski Alves, ambos do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Unioeste, campus de Cascavel.  Assistiram ainda da apresentação membros da Acadevi, pois alguns participaram da pesquisa prática na recepção do audiolivro, e docentes do Plano de Desenvolvimento Educacional (PDE), amigos e familiares.

Nova doutora

Na manhã desta quinta-feira (27) também houve a apresentação da doutoranda Ruth Ceccon Barreiros, que defendeu o trabalho “Literatura infanto-juvenil afro-brasileira: uma leitura de “os reizinhos de congo”".

A banca examinadora foi composta pela sua orientadora Nancy Rita Ferreira Vieira, e as professoras Célia Marques Telles, Sílvia Maria Guerra Anastácio, que são formadas na UFBA; também pelo professor Renilson José Menegassi, formado em Letras na Universidade Estadual de Maringá (UEM); e pela professora Lourdes Kaminski Alves, que é formada em Letras na Unioeste.