Marechal implanta Centro de Pesquisas em Equoterapia

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) do campus de Marechal Cândido Rondon, aprovou junto à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) o projeto de “Implantação do Centro de Pesquisas em Equoterapia” vinculado ao curso de Zootecnia, no valor de R$ 325 mil.

A Equoterapia é uma atividade complementar que focaliza o uso do cavalo como um instrumento cinesioterápico, com fins terapêuticos e educacionais dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação. É também coadjuvante motivacional na aplicação de esportes equestres para jovens em situação de risco no que se refere à exclusão social.

Até o momento, nenhuma universidade estadual do Paraná possui um centro de Equoterapia com propostas de atividades de pesquisa, ensino e extensão, ou seja, um centro de pesquisas em Equoterapia, com ações multidisciplinares de inserção social, inovação tecnológica e principalmente, o desenvolvimento de pesquisas, tais como seleção e desenvolvimento do cavalo ideal para a prática de equoterapia.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Ana Alix Mendes de Oliveira, “esse projeto é importante tanto para o desenvolvimento de pesquisas na área de Equideocultura do curso de Zootecnia como também para os cursos de Fisioterapia, Educação Física e Pedagogia entre outros. Com a consolidação da infraestrutura do setor de Equideocultura será possível desenvolver pesquisas que potencializem a inclusão social por meio dos benefícios físicos e psicológicos obtidos com o uso do cavalo”.

O diretor do campus, professor Paulo José Koling, salientou que com a “implantação do Centro é possível atender pessoas com necessidades especiais, crianças e adolescentes da rede pública de ensino fundamental: com dificuldades de convívio e integração social”.

Paulo José complementa que estudantes dos cursos de graduação de Educação Física, Zootecnia, Agronomia, Medicina, Pedagogia, Fisioterapia, além de outros da Unioeste e demais instituições e profissionais da área de equitação e saúde, necessitam de aprendizado, experiência e capacitação na prática da Equoterapia e atendimento a Escola de Educação Pequeno Lar e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Marechal.

O Edital do processo licitatório para edificação da obra já está publicado, sendo que a abertura das propostas está agendada para o dia 09 de setembro às 9 horas, nas dependências da Unioeste em de Marechal Cândido Rondon.