Unioeste dispõe de Estação Meteorológica

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel disponibiliza para seus alunos das áreas de Engenharia Agrícola e Civil uma Estação Meteorológica, que tem como função avaliar vários parâmetros ambientais.

A Estação implantada na Universidade desde 2011, está localizada acima do Prédio de salas de aula, a uma altura de aproximadamente 18 metros. Sua principal função é especificar dados pertinentes em relação às fontes alternativas de energia, ou seja, energia solar, eólica, hídrica e de biomassa (decomposição de materiais orgânicos).

Segundo o responsável pela Estação, Darlisson Bentes, ela tornou-se indispensável para a Universidade por que além de ser auxilio para os alunos durante as aulas, também tornou-se tema de pesquisas e de projetos para a Universidade.

Os dados recolhidos pela Estação podem ser vistos via internet, pois o equipamento está configurado para trabalhar com uma antena Wi-Fi. Desta forma, o monitoramento das atualizações são armazenadas em um banco de dados virtual, podendo ser acessados em qualquer lugar.

A Estação Meteorológica é de extrema importância também em outras áreas como na agricultura, construção e aviação. Na Aeronáutica, por exemplo, ajuda a operações de pouso/decolagem, e planejamento de rotas; também na Náutica, auxilia na previsão de tempestades, direção e velocidade do vento, previsão de marés e ondas; na área Ambiental é realizado o registro, análise e antecipação das condições climáticas para planejamento urbano. Já na Agricultura, são feitas análises de dados para planejamentos agrícolas, plantio, colheita e produtividade e ainda na Biologia, auxilia no estudo das influências climáticas em homens, animais e plantas.

Funções da Estação

O aparelho Piranômetro é utilizado para realizar a leitura da radiação solar global; o Pluviômetro mede a quantidade de água (chuva, granizo e neve) que cai sobre o recipiente; o Barômetro mede a pressão atmosférica; o Anemômetro mede a velocidade do vento; o Sensor de temperatura mede a temperatura ambiente do local; e o Data Logger é o local de armazenamento de todas as informações que são recebidas dos equipamentos instalados na estação.