Encerra amanhã o 3º COMOP promovido pela Unioeste

Termina amanhã (12) o 3º Congresso Médico do Oeste do Paraná (3º Comop) e o 10º Simpósio Médico da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O evento está sendo promovido pelo Centro Acadêmico de Medicina Professor Orival Alves.

O tema escolhido para esta edição engloba grandes doenças que, acometem a população e que ainda são consideradas como desafios para a medicina. As cinco áreas norteadoras são: Pediatria, Pneumologia, Nefrologia, Infectologia e Doenças Auto-imunes.

Assim, durante a manhã desta sexta-feira (11) o Congresso contou com mesa redonda Pediatria, apresentação de pôsteres e conferências sobre: Pandas - acrônimo de P (pediátrico), A (autoimune), N (neuropsiquiátrico), D (doença), A (associada) e S (Streptococcus); Síndrome do bebê chiador e Doenças emergentes em pediatria – Coqueluche. Os convidados foram os doutores Manoel Fernando Silva Leite, Mafalda e Marcos Cristovam.

Já no período da tarde o evento segue com mesa redonda Pneumologia e conferências abordando temas como: Diagnósticos de Asma; Evolução Terapêutica na Asma; Diagnóstico de DPOC; Evolução Terapêutica no DPOC; Doença Renal Crônica; Exercício Físico na Doença Renal Crônica Hemodialitica; Nefropatia Diabética-Patogênese e tratamento; Controle Glicêmico na Nefropatia Diabética e Investigação de Doença Coronariana no portador de Doença Renal Crônica.

E para encerrar no sábado serão realizados debates, mesas redondas, conferências englobando assuntos relacionados a doenças auto-imunes, doenças negligenciadas em Infectologia, HIV, hepatite C e abordaram questões relacionados a preconceitos entre sociedade e família.

O Congresso surgiu com o objetivo de permitir aos discentes a publicação e apresentação de seus trabalhos ao longo da graduação, além de promover a difusão do conhecimento científico por meio da discussão de temas propícios para a área da saúde. Assim, esse ano, contará com a presença de professores e doutores docentes do curso de Medicina da Unioeste, com a presença de convidados das melhores instituições de Ensino do Brasil.