Professores da Unioeste criam Projeto Prolibras

Foi realizado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel, um encontro entre professores para a criação do Projeto de Extensão “Ciclo de Estudos Preparatório para o Prolibras 2014”. O projeto tem o objetivo de atender cem possíveis candidatos ao exame de proficiência da libras, ampliando assim o número de profissionais qualificados e certificados para atender a demanda.

O Prolibras define-se como o Exame Nacional para Certificação de Proficiência no Ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Certificação de Proficiência na Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa.

São duas áreas de estudo disponibilizadas para pessoas que tenham no mínimo 180 horas de algum curso relacionado a Libras, seja intérprete, tradutor ou professor deste ramo. As áreas são: Uso e ensino da Libras; e Proficiência em tradução e interpretação libras/português, português/libras. O curso terá carga horária total com certificação de 50 horas, sendo as aulas mais atividades complementares a serem realizadas.

O projeto será aplicado nos cinco campi da Universidade, com aulas apenas em Cascavel. Assim, estão sendo disponibilizadas dez vagas para cada área em cada campus, totalizando 50 vagas por área. A inscrição é gratuita, e será do dia 7 a 12 de abril, e ainda é preciso apresentar os seguintes documentos: RG; CPF e comprovante de residência.

No campus de Cascavel e Toledo a inscrição será na sala do Programa de Educação Especial (PEE) (período diurno), em Marechal Cândido Rondon será no Colegiado de Letras (vespertino e noturno) e em Foz do Iguaçu, será no Colegiado de Pedagogia (vespertino e noturno).

Aulas

No total serão seis aulas, com data prevista para início dia 26 de abril e término 24 de maio. No dia 26 de abril a aula será das 8 horas às 17h30; dia 9 de maio das 19 às 23 horas; dia 10 das 8 horas às 17h30; dia 16 das 19 às 23 horas; dia 17 das 8 horas às 17h30 e dia 24 das 8 horas às 17h30.

Para mais informações no campus de Cascavel o telefone é (45) 32220-7370; Marechal Cândido Rondon (45) 3284-7845; Foz do Iguaçu (45) 3576-8128 e campus de Toledo (45) 3379-7122.