PDI: orçamento e planejamento da Unioeste

A Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), iniciou os preparativos para o orçamento do ano de 2015. Os trabalhos começaram com a demanda sobre as estimativas de recursos próprios dos campi da Instituição e, na sequência, serão levantadas as estimativas de despesas com manutenção, conservação e os investimentos, que segundo a Pró-Reitoria, nesse ponto o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) terá um papel preponderante.

A principal mudança prevista na sistemática da previsão orçamentária é o uso efetivo do PDI como principal balizador dos investimentos necessários e dos gastos com manutenção e conservação da Unioeste.

De acordo com o pró-reitor de Planejamento, professor Jandir Ferrera de Lima, a utilização do PDI se tornará uma prática constante para definir os parâmetros de investimento na Instituição. “Dessa forma, mais e mais a Unioeste avançará no hábito e na prática do planejamento,” declarou, acrescentando ainda que “as atividades de planejamento se perderam ao longo do tempo em algumas unidades da Universidade, por isso, dentre as atividades da Pró-Reitoria está o resgate do papel do planejamento”.

Ainda segundo o pró-reitor, como o PDI foi aprovado depois do envio do orçamento de 2014, nesse exercício fiscal ele será usado para nortear as despesas orçamentárias e definir o que já foi executado ou está em execução na Unioeste, bem como montar a matriz de planejamento da Instituição.

O PDI da Universidade foi elaborado com ações e diretrizes institucionais até 2017, porém a Proplan pretende iniciar em breve o debate em torno do futuro desejado para a Unioeste. “Para planejarmos precisamos avançar numa visão prospectiva, precisamos saber o que queremos ser, para onde queremos ir. Esse pensamento é que norteará as ações de planejamento nos próximos anos e queremos iniciar isso no momento oportuno junto à comunidade acadêmica”, esclarece o pró-reitor Jandir.

O conteúdo do PDI e do Projeto Político Pedagógico Institucional (PPI) encontra-se no site, na página da Proplan, em www.unioeste.br/proplan .