Aluno de Engenharia Química ganha bolsa nos EUA

O acadêmico do 3º ano do curso de Engenharia Química, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, Cesar Schadeck conquistou por meio do Programa Ciências sem Fronteiras bolsa para a University Ohio, campus Athens nos Estados Unidos (EUA).

O motivo da viagem, que está prevista para o mês de agosto, é buscar aprendizado e também experiência profissional que o acadêmico constrói. Além de obter maior conhecimento técnico para o curso, visto que os EUA é um dos países mais avançados em pesquisas de Engenharia Química.

Segundo o estudante, primeiramente será feito um curso intensivo de inglês de seis meses e após isso, inicia o curso de um ano com as matérias compatíveis à Engenharia Química, “assim, pude interligar o objetivo de aprender inglês com meu sonho”, declarou. O curso intensivo de inglês não são todos os alunos que precisam fazer, pois este depende da nota do aluno no teste de proficiência.

Programa Ciências Sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras é um programa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Ele é oferecido em conjunto com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento: Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

O responsável pelo Programa na Unioeste, Rafael Mattiello, informa que as dúvidas sobre o Ciências sem Fronteiras, podem ser esclarecidas no setor, localizado no prédio da Reitoria ou pelo telefone (45) 3220-5682.