PEE realiza ação em prol à acessibilidade

Na última terça-feira, dia 25, o Programa de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE) do Campus de Toledo, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), realizou ação referente ao projeto “Acessibilidade: Uma reflexão necessária”, coordenado por Joicimara Silveira e Aline Keryn Pin, intérpretes de libras da Universidade.

A ação teve por objetivo difundir conhecimentos referentes à educação especial por meio de um estande sobre acessibilidade. A apresentação contou com intervenções à comunidade acadêmica e reprodução de vídeos sobre a temática “Acessibilidade”, proporcionando um momento de reflexão ao público participante durante todo o dia.

Segundo as coordenadoras, um dos principais objetivos foi ressaltar que a acessibilidade deve ser responsabilidade de todos, visando tanto uma limitação definitiva ou temporária. Além das intervenções, as pessoas que participaram puderam realizar uma experiência com a cadeira de rodas fazendo um “Test Drive” como forma de perceber como é a acessibilidade para um cadeirante. A ação também foi estendida ao estacionamento da universidade como forma de relembrar o dever pelo respeito aos deficientes referente às vagas. No momento em que o motorista chegava ao estacionamento encontrava uma placa escrita à frase “e se você perdesse sua vaga?”. Além do resgate da campanha nacional “Esta vaga não é sua nem por um minuto”.

O projeto contou com grande participação, proporcionando debates acerca das barreiras arquitetônicas e tentando diminuir as barreiras atitudinais em relação à acessibilidade e inclusão social e educacional.