Pró-reitoria de Extensão conquista novas bolsas

Para discutir os projetos e ações da extensão universitária no Paraná, o pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Remi Schorn, e os pró-reitores de Extensão das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) estiveram reunidos ontem (26.06), em Curitiba, com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes e com o presidente da Fundação Araucária, Paulo Roberto Brofman.

Na ocasião, o secretário João Carlos confirmou o lançamento, para esta sexta-feira (27.06), do edital que financiará os eventos nas Instituições e anunciou para breve, o Edital do Programa de Apoio à Inclusão em Atividades de Pesquisa e Extensão.

Durante o encontro, os pró-reitores solicitaram o desenvolvimento de uma política que valorize a atividade extensionista, visto que esta é o mais forte elo entre a universidade e o conjunto da sociedade, além de ser componente fundamental na formação dos discentes.

Também foram tratados os projetos em andamento e buscou-se soluções pontuais para problemas de implementação dos projetos de extensão das IEES, dentre os quais Neddij, Patronato e Bom Negócio.

Bolsa de Extensão

Junto com o presidente da Fundação Araucária, os pró-reitores elaboraram uma proposta de edital, para o segundo semestre de 2014, para viabilizar o Programa Institucional de Bolsa de Extensão (Pibex), que criará uma nova perspectiva de atuação para os estudantes de graduação, com bolsas-auxílio em valores equivalentes às demais bolsas de fomento.

Os pró-reitores vão acompanhar e contribuir na formatação e implementação das ações voltadas para aumentar a densidade da atividade extensionista e continuar propondo avanços na perspectiva de internacionalizar a extensão universitária.

Segundo o pró-reitor da Unioeste, este “é um passo decisivo na consolidação de uma política efetiva para a extensão universitária no Estado". Ele ressalta que essa medida "é consoante com a conjuntura atual, que aprovou e sancionou o novo Plano Nacional de Educação, o qual atribui à atividade extensionista importante papel na formação dos graduandos”.