Centro de Reabilitação Física entrega cadeiras especiais

O Centro de Reabilitação Física (CRF), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, entregou nesta sexta-feira (28), 15 cadeiras de rodas a alguns pacientes. Os equipamentos são divididas em três categorias: motorizadas (bateria), de banho (reclinável e de auto propulsão) e monobloco (para pessoas com mais de 90 kg), e têm o intuito de dar acessibilidade e autonomia ao usuário.

A partir de janeiro deste ano, além do fornecimento aos centros de reabilitação de alta complexidade, o Sistema Único de Saúde (SUS) também está oferecendo as cadeiras especiais aos centros de média complexidade, que é o caso da Unioeste. Isso faz com que o paciente seja atendido com mais rapidez e evite ficar por mais tempo na fila de espera.

Segundo o coordenador administrativo do CRF, Dorisvaldo Rodrigues da Silva, esta condição que o SUS proporciona para os pacientes é muito importante, pois passa a ser uma opção a mais de atendimento e serviço.

Já a fisioterapeuta da Clínica da Universidade, Carmen Lucia Rondon Soares, explicou que cada paciente tem uma necessidade diferente e especial de atendimento. Na triagem, são feitas três avaliações: física, cognitiva e visual, para detectar qual a necessidade e quais são as habilidades do paciente.

Um dos contemplados foi Osmarino Assis de Souza, de 31 anos de idade. Ele tem paralisia infantil e recebeu uma cadeira motorizada. “Participo da APAE desde criança, e há muito tempo faço fisioterapia. Como uso muletas, muitas vezes fico com o braço dolorido e é difícil a locomoção, então a cadeira vai me ajudar muito”, declara.

O Centro é composto por assistente social, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiologista, médico ortopédico, psicólogo e terapeuta ocupacional. Os casos de média complexidade que a CRF da Unioeste atende são sequelas de traumas; lesado medular; amputado; doenças neuromusculares; doenças cérebro vasculares; paralisia cerebral; mielomeningocele; miopatias e neuropatias.

Como participar

Para participar do Centro, o paciente deve, primeiramente, buscar um dos Serviços Credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS), que são: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Unidade Básica de Saúde (UBS), Centro Regional de Especialidades (CRE), Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), ou outro serviço de reabilitação que esteja credenciado ao SUS.

Após a consulta médica, o paciente deve procurar a CRF da Unioeste, onde será realizada a triagem, que é a avaliação física, cognitiva e visual, para a prescrição da cadeira motorizada. Além dos atendimentos de fisioterapia, também pode ser feito o acompanhamento psicológico, nutricional, fonoaudiológico, terapia ocupacional e de enfermagem com o paciente e eventualmente com seus familiares.

Os documentos necessários para serem entregues no dia da consulta são o encaminhamento realizado por médico de serviço credenciado ao SUS; cartão do SUS; CPF; RG (identidade) ou certidão de nascimento; comprovante de residência e cartão de vacinas da criança (até 12 anos).

A autorização do laudo do atendimento, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção do paciente é feita pela 10º Regional de Saúde (Secretaria Estadual de Saúde).

Além de Cascavel, os municípios atendidos pelo Centro são: Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Céu Azul, Corbélia, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Formosa do Oeste, Guaraniaçu, Ibema, Iguatu, Iracema do Oeste, Itaipulândia, Jesuitas, Lindoeste, Matelândia, Medianeira, Nova Aurora, Quedas do Iguaçu, Ramilândia, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, Serranópolis do Iguaçu, Três Barras do Paraná e Vera Cruz do Oeste.