Aberto edital para profissionais da saúde atuarem na Unioeste

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) abriu credenciamento para profissionais da área de Saúde visando o atendimento ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt). As inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 28.

Poderão participar profissionais das áreas de psicologia, psiquiatria, assistência social, enfermagem, e medicina do trabalho.

Para a inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: comprovantes de inscrição no Cadastro de Pessoa Física; de regularidade para com a Fazenda Federal (www.receita.fazenda.gov.br); de Registro na Entidade Profissional de Classe, através da apresentação da Carteira de Identidade Profissional; Curriculum Vitae, acompanhado da respectiva comprovação do nível de instrução, graduação, pós-graduação, especialização, mestrado ou doutorado; comprovante de residência; foto 3x4, colorida e recente; e ainda requerimento para credenciamento de Pessoa Física devidamente preenchido.

O período de entrega dos documentos é até o dia 28 deste mês, das 8 horas às 12 horas e das 13h30 às 17h30, no Protocolo Geral da Reitoria (Unioeste), localizado à Rua Universitária, 1619, Bairro Jardim Universitário.

Após a publicação da relação de credenciados, os mesmos serão convocados no prazo de três dias úteis, para comparecerem a Reitoria e assinarem o termo contratual. No caso de não habilitação de nenhum profissional em cada uma das especialidades, durante o período inicial de credenciamento, será feito o termo de contratação com o primeiro profissional (conforme sua especialidade), que vier a se habilitar.

Para mais informações acesse o site http://www.unioeste.br/utilidades/licitacoes/, ou pelo telefone (45) 3220-3050.

O Serviço

A criação do Sesmt foi aprovada pelo Conselho Universitário (COU) da Unioeste, em setembro do ano passado, sendo um serviço regulamentado pelo Ministério do Trabalho e do Emprego que orienta medidas de cuidado com a saúde do trabalhador, de caráter preventivo, controle dos riscos ambientais, acidentes de trabalho e atendimento emergencial.

O serviço é um programa vinculado à Pró-Reitoria de Recursos Humanos (Prorh) e será constituído por equipe interdisciplinar, com profissionais de diferentes áreas, com a finalidade de promover o cuidado com a saúde, a proteção da integridade física e psíquica dos servidores da Unioeste, prevenção e tratamento das doenças ocupacionais, melhoria das condições de trabalho, garantia dos direitos que visem melhorar a condição social e qualidade de trabalho, preservar o ambiente ecologicamente e ergonomicamente adequado às condições para melhorar a qualidade de vida.

A professora Elisabeth Rossetto, que coordena a área de Psicologia do Sesmt, observa que “esse serviço vai trabalhar com a saúde do servidor da Unioeste, tanto psíquica quanto orgânica e uma das ações mais importantes é a saúde preventiva”.

A iniciativa de criação deste serviço partiu da administração superior que, em 2012, instituiu o grupo de trabalho com um representante docente, um agente universitário e um discente de cada Campus e agentes universitários da Reitoria e do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop).