Energia solar eficiente em Cascavel

Visando a aplicação do sistema híbrido eólico fotovoltaico na geração de energia elétrica, o aluno Gilson Debastiani, orientado pelo professor-doutor Carlos Eduardo Camargo Nogueira, do Programa de Pós-Graduação em Energia na Agricultura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, estudaram a possibilidade desta aplicação em Cascavel.

Gilson explica que a energia solar pode ser utilizada através de duas vertentes: a solar térmica - que é utilizada para aquecimento da água para utilização em chuveiros, torneiras e/ou piscinas, e a solar fotovoltaica - utilizada para geração de energia elétrica.

Assim, mesmo com uma eficiência elétrica relativamente baixa, a energia solar fotovoltaica pode produzir grande quantidade de energia elétrica, apenas utilizando os telhados e fachadas das construções já existentes, não ocasionando dano ambiental, poluição ou ruído. A inserção de novas matrizes alternativas para produção de energia elétrica também visa diminuir a necessidade de construção de grandes hidrelétricas e a redução na utilização das termoelétricas.

Durante a aplicação dos testes foi instalado um sistema para produção de energia elétrica híbrido, formado pelo sistema eólico e solar-fotovoltaico, para atender uma demanda em local isolado. Toda energia produzida foi armazenada num banco de baterias e ligada a uma carga, responsável pelo consumo da energia gerada.

Aplicação em Cascavel

Uma das aplicações deste tipo renovável de energia foi na Vila Militar, com o apoio do Comando do 15º Batalhão Logístico. Foram instalados o sistema de aquecimento em água para o chuveiro de nove residências, com inclinações dos painéis de 30º, 35º e 40º voltados para o norte, a fim de avaliar no período de um ano, em qual dos ângulos há maior diminuição do consumo da eletricidade.

Energia Solar

A energia solar está diretamente relacionada aos índices de insolação que atingem a superfície, quanto maior o valor do índice de insolação, melhor será a produção.

A energia solar fotovoltaica pode ainda ser utilizada em sistemas conectados à rede de baixa tensão e em sistemas autônomos, este último é utilizado em locais que não possuem acesso às concessionárias de energia elétrica e a energia produzida de dia é armazenada em baterias, para seu consumo à noite.

Nos sistemas conectados à rede, o contador da residência deve ser substituído por um modelo bidirecional, pois este deve medir tanto a energia produzida enviada para a rede como a energia que a rede envia para a residência, ficando a cargo do consumidor o pagamento da diferença de consumo; o excesso de produção fica como "crédito" que pode ser utilizado por um período de 36 meses.

Os índices que atingem todo o território brasileiro são bem superiores a muitos países desenvolvidos, onde a energia solar já está consolidada com grande participação na matriz de energia elétrica. No Brasil, esses índices variam de 4.500 a 6.100 w/m2, e Cascavel recebe diariamente de 5.100 a 5.300 W/m2, portanto, valores bem atrativos.