Proex discute preparativos para 14º SEU

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizou na manhã de sexta-feira (28/03), reunião com a comissão organizadora para discutir detalhes sobre o 14º Seminário de Extensão da Unioeste (SEU), que este ano, será sediado no Campus de Toledo.

O SEU, que faz parte do projeto institucional da Unioeste, acontecerá de 14 a 16 de maio, com o tema "Extensão universitária: sociedade, cultura e esporte" e tem por objetivo integrar ensino, pesquisa e extensão às políticas de desenvolvimento e inclusão social das regiões Oeste e Sudoeste do Estado. Dessa forma, visa ampliar o intercâmbio de saberes entre a comunidade acadêmica e a externa, no âmbito das atividades de extensão.

O Pró-Reitor, Remi Schorn, salienta que "este ano o tema tem forte apelo cultural e pretende discutir o multiculturalismo regional, destacar as atividades desportivas e de valorização da cultura local como fator de integração nacional".

Preparativos

Na ocasião foram discutidas as atividades culturais, sendo que na noite de abertura haverá apresentação da orquestra de câmara da Unicesumar e o encerramento contará com a participação da banda Terra Celta. Durante a programação haverá em torno de 20 apresentações culturais diversificadas, com grupos locais e regionais, duas mesas para discutir sobre cultura e uma sobre teatro paranaense, além de palestra sobre a Lei de Incentivo a Cultura.

Ficou acertado que será montada uma tenda principal, na qual estarão concentradas as atividades e apresentações culturais do evento, além de barracas de alimentação. Nas salas do Campus serão realizadas as mesas temáticas com apresentação de trabalhos ligados a projetos de extensão da Unioeste, paralelamente ocorrerão oficinas e minicursos.

Dentre os trabalhos apresentados, alguns serão selecionados para representar a Unioeste no Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), que este ano, será realizado em Curitiba organizado pela Universidade Federal do Paraná. Os critérios estão definidos nas normas do evento e as avaliações são feitas pelos coordenadores de mesas temáticas e avaliadores das oficinas.

As inscrições estarão abertas a partir do dia 01/04 na página web da Pró-Reitoria de Extensão. A programação está sendo definida e pode sofrer alterações pontuais.

Relevância social

O diretor do Campus de Toledo, José Dilson de Oliveira, ressalta que o evento serve como base fundamental para estimular e motivar a comunidade acadêmica para a realização de atividades de extensão, as quais dão suporte inestimável para as relações de integração da Universidade com a sociedade em geral.

"É uma satisfação muito grande saber que o Campus de Toledo participa de forma decisiva nesse processo, contribuindo para o desenvolvimento da Universidade e de suas atividades na região em que está inserida", conclui José Dilson.

Remi destaca que o evento é uma forma de realizar a "finalidade mais fundamental da extensão, por comunicar e servir de fomento a novos projetos. Os resultados das atividades levadas a efeito na comunidade, ao serem comunicados, realizam a relação da extensão com os demais segmentos acadêmicos e da sociedade como um todo".

"Nós acreditamos num incremento de 15% no número de participantes em relação ao ano passado", informa Remi, ao considerar a relevância social dos projetos de extensão, que cumprem o papel social da Universidade, atingindo diretamente a comunidade que a rodeia.