Alunos de Odontologia, Farmácia e Enfermagem participam do Show Rural

Este é o quarto ano consecutivo que acadêmicos e professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participam de atividades no Show Rural Coopavel. São alunos e docentes dos cursos de Odontologia, Enfermagem e Farmácia do Campus de Cascavel que, em parceria com o Hospital Nossa Senhora da Salete, realizam exames para prevenção de doenças.

O horário em que ocorre o atendimento é das 8 até às 17 horas, todos os dias do evento. São três exames disponíveis: aferição da pressão arterial para prevenção da hipertensão, teste de glicemia visando à prevenção da diabetes e exame bucal, para a prevenção do câncer bucal.

A atividade que vem sendo realizada faz parte do Projeto Unioeste na Comunidade, que se desenvolve em diferentes áreas do conhecimento durante eventos ou para atender uma necessidade específica da sociedade. Segundo a professora do curso de Odontologia, Adriane Martins, a expectativa é de superar os atendimentos do ano anterior, que foram em torno de 1,4 mil ao longo dos cinco dias do evento.

Neste ano, o estande no Show Rural conta com uma média de seis alunos trabalhando diariamente e, segundo a professora, qualquer irregularidade detectada no resultado dos exames, o paciente é encaminhado para a Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua respectiva cidade. “Temos o compromisso de cuidar da saúde dos nossos pacientes”, afirma a professora Adriane.

Show Rural

O Show Rural Coopavel é um evento anual, eminentemente tecnológico promovido pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial de Cascavel. O principal objetivo é a difusão de tecnologias voltadas ao aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais. No último ano foram 202.574 visitantes e 430 exposições registradas.