Central de Notícias

Comissão da Verdade: Audiência Pública começa nesta quinta

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sediará nos próximos dias 20 e 21, a partir das 9 horas, no auditório do Campus de Cascavel, Audiência Pública da Comissão Estadual da Verdade.

De acordo com os organizadores, o objetivo central da Audiência Pública, é o de apurar graves violações aos direitos humanos durante a ditadura militar brasileira (1964-1985), em particular nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. Ainda, segundo eles, a exemplo de audiências públicas realizadas em outras cidades brasileiras, tal atividade possibilitará um trabalho de apuração por meio de oitivas junto às pessoas que vivenciaram a época da ditadura e familiares daqueles que foram atingidos pela violência e repressão no período autoritário.

Nos dois dias serão ouvidos relatos de pessoas vítimas de repressões ocorridas na região Oeste do Paraná, como a repressão à “Operação Três passos” -primeiro movimento armado contra a ditadura-, a repressão ao “Grupo dos Onze”, relatos sobre as violações contra indígenas e os impactos da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu e, por fim, sobre a repressão às organizações de resistência armada, que foram formados, em sua maioria, por estudantes secundaristas e universitários e em menor número por militares de esquerda, de operários e setores progressistas da Igreja Católica.

 

Programação

20 de março – quinta-feira

Na manhã desta quinta-feira, das 9 às 12 horas, serão realizadas abertura e apresentação da pauta da Audiência e depoimentos das vítimas da repressão à Operação Três Passos. No período da tarde, das 14 às 18 horas, serão apresentados depoimentos das vítimas da repressão ao movimento do Grupo dos Onze.

21 de março – sexta-feira

No período da manhã, das 9 às 12 horas, haverá depoimentos sobre a violação contra os indígenas e os impactos da construção da Hidrelétrica de Itaipu. À tarde, das 14 às 18 horas, as vítimas da repressão aos movimentos de resistência armada contra o regime farão seus depoimentos e Plenária Final do Comitê Memória, Verdade e Justiça do Oeste do Paraná, encerrando as atividades do dia.

 

Programação Cultural

Também está prevista atividades culturais dentro da programação. Para hoje, quinta-feira, será promovida a Marcha das Mulheres, a partir das 19 horas, em frente à Igreja Matriz. No domingo (23), às 18 horas, será realizado o Festival Ditadura Nunca Mais, no Café com Prosa.

A programação cultural foi iniciada ainda no último domingo (16.03), com Ato Ecumênico em homenagem aos mortos e desaparecidos, na Igreja Anglicana, Bairro Brasília. Depois, nos dias 17 e 18 houve exibição de filme referente à época ditatorial e discussão acerca do tema, bem como atos de protestos nos Colégios Costa e Silva e Castelo Branco, que levam nomes de presidentes do regime militar. Ali ocorreu ato simbólico da mudança do nome do Colégio Costa e Silva para Edson Luis de Lima Souto, estudante assassinato há 46 anos na época da ditadura militar.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.