Comissão da Verdade: Audiência Pública começa nesta quinta

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sediará nos próximos dias 20 e 21, a partir das 9 horas, no auditório do Campus de Cascavel, Audiência Pública da Comissão Estadual da Verdade.

De acordo com os organizadores, o objetivo central da Audiência Pública, é o de apurar graves violações aos direitos humanos durante a ditadura militar brasileira (1964-1985), em particular nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. Ainda, segundo eles, a exemplo de audiências públicas realizadas em outras cidades brasileiras, tal atividade possibilitará um trabalho de apuração por meio de oitivas junto às pessoas que vivenciaram a época da ditadura e familiares daqueles que foram atingidos pela violência e repressão no período autoritário.

Nos dois dias serão ouvidos relatos de pessoas vítimas de repressões ocorridas na região Oeste do Paraná, como a repressão à “Operação Três passos” -primeiro movimento armado contra a ditadura-, a repressão ao “Grupo dos Onze”, relatos sobre as violações contra indígenas e os impactos da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu e, por fim, sobre a repressão às organizações de resistência armada, que foram formados, em sua maioria, por estudantes secundaristas e universitários e em menor número por militares de esquerda, de operários e setores progressistas da Igreja Católica.

20 de março – quinta-feira

Na manhã desta quinta-feira, das 9 às 12 horas, serão realizadas abertura e apresentação da pauta da Audiência e depoimentos das vítimas da repressão à Operação Três Passos. No período da tarde, das 14 às 18 horas, serão apresentados depoimentos das vítimas da repressão ao movimento do Grupo dos Onze.

21 de março – sexta-feira

No período da manhã, das 9 às 12 horas, haverá depoimentos sobre a violação contra os indígenas e os impactos da construção da Hidrelétrica de Itaipu. À tarde, das 14 às 18 horas, as vítimas da repressão aos movimentos de resistência armada contra o regime farão seus depoimentos e Plenária Final do Comitê Memória, Verdade e Justiça do Oeste do Paraná, encerrando as atividades do dia.

Programação Cultural

Também está prevista atividades culturais dentro da programação. Para hoje, quinta-feira, será promovida a Marcha das Mulheres, a partir das 19 horas, em frente à Igreja Matriz. No domingo (23), às 18 horas, será realizado o Festival Ditadura Nunca Mais, no Café com Prosa.

A programação cultural foi iniciada ainda no último domingo (16.03), com Ato Ecumênico em homenagem aos mortos e desaparecidos, na Igreja Anglicana, Bairro Brasília. Depois, nos dias 17 e 18 houve exibição de filme referente à época ditatorial e discussão acerca do tema, bem como atos de protestos nos Colégios Costa e Silva e Castelo Branco, que levam nomes de presidentes do regime militar. Ali ocorreu ato simbólico da mudança do nome do Colégio Costa e Silva para Edson Luis de Lima Souto, estudante assassinato há 46 anos na época da ditadura militar.