Projeto proporciona bolsas de intercâmbio

O projeto Eureka SD (Enhancement of  University Research and Education in Knowçedge Areas), em que a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) representa o Brasil, está disponibilizando bolsas de estudo para doutorandos e pós-doutorandos em universidades europeias.

O objetivo do Eureka SD é promover intercâmbio e mobilidade de pesquisadores pertencentes aos países da União Europeia e da América Latina, em âmbito acadêmico, científico, em inovação e criação de espaços para projetos de negócio com ênfase no desenvolvimento sustentável.

Os interessados devem submeter à proposta até o dia nove de março por meio do site http://www.eureka-sd-project.eu, sendo disponibilizadas 315 bolsas de mobilidade para pesquisadores entre as instituições participantes, sendo elas, para os latino-americanos: Universidade de Oldenburg, Alemanha; Universidade Vrije, Bruxelas, Bélgica; Nikola Yonkov Vaptsarov Academia Naval - Varna, Bulgaria; Universidade de Granada, Espanha; Universidade de Jaén, Espanha; Universidade de Oviedo, Espanha; Universidade de Paris Dauphine, França; Universidade de Ulster, Reino Unido e Universidade de Coimbra, Portugal.

As atividades são centralizadas em temas de Análise e Modelização Matemática e Computacional com aplicações a Gestão em Empresas e Organizações, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente e Planeamento Regional, Ciências Sociais, Economia e Educação, Ciências Naturais e Medicina, e Engenharia e Tecnologia.

Podem participar cidadãos de países da América Latina ou União Europeia que tenham uma universidade como membro da rede e estejam matriculados em Instituição de Ensino Superior (IES) também de um desses países, ou que já tenha obtido diploma de ensino superior por uma instituição latino-americana.

Na Unioeste, o projeto ampliou-se com a possibilidade da participação de pesquisadores, contando com a iniciativa do Laboratório de Bionformática (Labi), Campus de Foz do Iguaçu, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, gestão institucional da Diretoria de Convênios e participação da Assessoria Internacional e Gabinete da Reitoria.

O edital e mais informações podem ser obtidas no site e também com a Diretoria de Convênios da Unioeste, no telefone (45) 3220.3107.