Novos professores: ano letivo inicia sem defasagens

O reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Paulo Sérgio Wolff, deu posse, na manhã desta sexta-feira (7), aos professores aprovados no 32º Concurso Público para Docente, em solenidade realizada na sala dos Conselhos Superiores, na Reitoria. Os professores que atuarão a partir do início deste ano letivo, em diferentes áreas do conhecimento nos cinco Campi da Unioeste: Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo.

De acordo o vice-reitor Carlos Alberto Piacenti a Instituição começa o ano letivo com o quadro sem defasagens. “Com essa contratação, resolvemos um problema de defasagem de docentes no curso de Medicina, no Campus de Francisco Beltrão, pois assumimos o compromisso de que abriríamos o curso com o número de docentes necessários e hoje doze professores para a graduação tomaram posse. Além do curso de Ciências Contábeis, de Foz do Iguaçu, que tinha um pequeno número de professores efetivos”, analisa o vice-reitor.

Para o reitor Paulo Sérgio Wolff, que deu as boas-vindas aos 37 professores, é sempre um motivo de alegria receber novos docentes. “São pessoas que, juntos com os que já estão aqui, vão construindo a Unioeste”, enfatiza. “O maior patrimônio que a Universidade tem são seus recursos humanos. O seu capital humano é que faz com que se desenvolva e seja uma Instituição que recebe boas avaliações”, completa.

Essa nova contratação, traz à Unioeste um corpo docente ainda mais qualificado, pois 71% dos contratados são mestres e doutores. “É um quadro de professores altamente qualificados, o que aumenta a qualidade de ensino da Instituição”, afirma Piacenti.

Segundo Carlos Frederico Rodrigues, graduado em Medicina pela Fundação Souza Marques – Santa Casa, no Rio de Janeiro, que atuará no Campus de Francisco Beltrão, o conhecimento deve ser sempre repassado, daí vem à motivação em ser professor. “Não podemos guardar o nosso conhecimento, desenvolver isto numa universidade pública é a melhor forma de devolver para a sociedade tudo o que aprendemos”, enfatizou.

A pró-reitora de Graduação, Lilian Faria Porto Borges, em nome de todas as pró-reitorias, deu as boas-vindas aos novos docentes e enfatizou a importância deles para a Universidade. “O compromisso com o ensino é a base de toda a ação universitária, a pesquisa e a extensão são reflexos de uma graduação de qualidade", declara.

Os novos docentes vêm se unir aos 1.285 professores já efetivos, entre eles, 57 pós-doutores, 521 doutores e 532 mestres, além dos professores aprovados nos testes seletivos com validade de dois anos. A Universidade oferece 34 cursos de graduação, 31 programas de pós-graduação (nível mestrado e doutorado) e 23 programas de especialização, contando com aproximadamente onze mil alunos entre os cursos de graduação e pós-graduação dos cinco Campi.