SiSU: Unioeste tem mais de 30 mil inscrições

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que aderiu no ano passado ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como forma de seleção para os candidatos, além do Vestibular tradicional, teve 30.753 inscrições.

Foram 25.414 inscrições realizadas pelos candidatos nos 33 cursos oferecidos pela Unioeste, sendo que mais 5 mil deles optaram por dois cursos na Universidade. Os cursos de Medicina, oferecido no Campus de Francisco Beltrão, foi o mais procurado, com 1.698 inscritos e depois o do Campus de Cascavel com 1.583 inscritos, seguidos por Administração também do Campus de Cascavel, com 1.382 inscrições.

Para a diretora de Assuntos Acadêmicos da Unioeste, Marta Lucia Alves Assenza, a expectativa com o número de inscritos era grande. “É a primeira vez que a Universidade participa deste processo e a expectativa agora é para que muitos realizem a matrícula”, declara. A diretora lembra ainda que os candidatos devem ficar atentos à publicação do edital, referente à convocação para a matrícula, com toda a documentação necessária e horário de atendimento em todos os campi, que deve ser divulgado nos próximos dias.

A Unioeste é a primeira universidade pública do Paraná a adotar o SiSU como modo de seleção dos candidatos e reservou 50% das 2.368 vagas em seus 33 cursos e 73 turmas em seus cinco campi. A Universidade busca, por meio do SiSU, preencher todas as vagas disponíveis, sendo que pelo Vestibular tradicional foram destinadas os outros 50% das vagas e as inscrições totalizaram o número de 12.759.

As inscrições que encerraram na última sexta-feira (10.01) totalizaram o número de mais de 2 milhões em todo o País e para participar por meio deste processo é necessário que o candidato tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013).

Chamadas

No próximo dia 13 será divulgada a primeira chamada do SiSU do primeiro semestre de 2014. Os candidatos aprovados deverão fazer a matrícula nos dias 17, 20 e 21 próximos nas instituições de ensino que oferecem as vagas, apresentando os documentos exigidos por elas e pela lei federal de cotas.

A segunda chamada será divulgada no dia 27, e a matrícula deverá ser feita nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro.

Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas terão entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro para manifestarem interesse em participar da lista de espera, usada pelas instituições de ensino para preencher as vagas que ainda estiverem abertas.