Unioeste oferece oito cursos de línguas estrangeiras

O Programa de Ensino de Línguas (PEL) do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) vai oferecer neste ano, tanto para a comunidade externa quanto a interna, oito cursos de línguas, nos idiomas: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês, Mandarim e Português (gramática).

Os cursos regulares terão 80 horas/aula anuais, distribuídas em uma aula semanal de duas horas de duração somando 60 horas, e outras 20 horas em atividades extraclasse, com a confecção de trabalhos escritos, objetos digitais, apresentações culturais, atividades online, entre outras.

Os cursos são classificados em níveis, correspondendo a um ano letivo com 80 horas/aula. Para a Língua Inglesa são seis diferentes níveis (fundamental, básico, pré-indeterminado, intermediário, pós-intermediário e avançado) e para os demais idiomas são cinco níveis (básico, pré-intermediário, intermediário, pós-intermediário e avançado). Para abertura de turma nos cursos regulares serão oferecidas, no máximo, 25 vagas e, no mínimo, 20.

A idade mínima para frequentar os cursos regulares para jovens e adultos é de 16 anos, enquanto no infantil (kids) é de 7 a 10 anos. Já para as turmas de adolescentes (teen), de 11 a 15 anos e, para o Inglês Sênior, a partir de 50 anos.

Teste de Nivelamento

Novos alunos interessados em fazer um curso no PEL, ou mesmo alunos regulares, mas que tenham ficado afastados, sem frequentar um curso, por mais de um ano, deverão fazer Teste de Nivelamento, com prova escrita e oral. Estes candidatos deverão agendar horário, pelo telefone 3220-3161 ou pelo e-mail para: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. para a realização do teste.

Os testes de nivelamento serão aplicados para os cursos nos seguintes dias e horários: Inglês, a partir do próximo dia 17 até o dia 21, nos horários das 9 às 10h30 e das 14 às 15h30. Também nos dias 17 e 19, será aplicado o teste, das 19 às 20h30.

Para o curso de Espanhol os dias e horários serão: dia 18 e 20, das 14 às 15h30 e ainda no dia 20, das 19 às 20h30. Para o curso de Italiano o teste de nivelamento será aplicado no dia 19, das 17 às 18h30 e no dia 20, das 14 às 15h30 e das 19 às 20h30. O curso de língua Alemã terá teste aplicado nos dias 17 e 18, ambos no horário das 14 às 15h30. Por fim, o curso de Francês terá os seguintes horários: dias 17 e 18, das 13h30 às 15h30, e no dia 19 das 14 às 16 horas e das 19 às 20h30.

Matrícula

Os candidatos aprovados em nível superior ao fundamental (Inglês) e Básico (demais idiomas) poderão fazer a matrícula após o resultado do Teste de Nivelamento. Já para os outros alunos do nível fundamental do curso de Inglês e para o básico dos demais idiomas as inscrições deverão ser feitas no período de 24 a 28 próximo, no horário das 9 às 18 horas, pessoalmente, na Secretaria do Programa de Ensino de Línguas, na sala 3, Bloco C, prédio antigo do Campus de Cascavel. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Para a matrícula, todos os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: Formulário próprio preenchido e cópias do RG (ou Certidão de Nascimento para menores), comprovante de residência, passaporte (no caso de estrangeiros), e comprovante de vínculo (discente: declaração de matrícula do ano vigente, docentes e agentes universitários, cópia do holerite), caso haja algum vínculo com a Unioeste.

A taxa de inscrição, anual, é de R$ 300,00 para a comunidade externa e de R$ 250,00 para a comunidade interna da Unioeste (servidores, docentes e alunos da graduação e pós-graduação).

O edital de abertura das inscrições para os cursos de Línguas Estrangeiras do PEL está disponível no endereço: www.unioeste.br/extensao/pel, e outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou ainda pelo telefone 3220-3161.