Proex realiza reunião técnica com diretores de campus e centro

Com o intuito de apresentar os projetos da Pró-Reitoria de Extensão, esclarecer dúvidas em relação ao envio de propostas ao Programa de Extensão Universitária 2015 (Proext) e discutir sobre o Seminário de Extensão (SEU), o pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Remi Schorn, reuniu-se com o diretor do campus, diretores de centro e membros da comissão de extensão, na sexta-feira (21/03), no campus de Francisco Beltrão.

O pró-reitor apresentou suas metas de trabalho e solicitou que sejam submetidas propostas com maior possibilidade de serem aprovadas no edital do Proext 2015. Ele salienta que para isto "é necessário que haja mais projetos, que sejam feitas mais atividades de extensão na base. Assim, poderemos avançar e fazer extensão de forma cada vez mais significativa".

Remi destacou ainda à necessidade de fomentar projetos de relevância social para cumprir o papel da Universidade. Ao construir projetos com os diversos segmentos sociais, amplia-se a atuação, visto que, em última instância, "nós somos o Estado e precisamos tentar chegar aonde ele ainda não chega ou chega de forma insuficiente", explica.

Os professores presentes apresentaram suas demandas em relação a Pró-Reitoria e pediram que as bolsas de extensão institucional sejam reajustadas para um valor mais significativo, pois com a remuneração atual é muito difícil conseguir alunos e desenvolver atividades de extensão.

Projetos

À tarde, a equipe da Proex visitou a brinquedoteca da Escola Municipal Irmão Cirilo, localizada na área rural de Francisco Beltrão, no Assentamento Missões, na qual é desenvolvido o projeto de extensão "Formação de professores: organizando espaços, práticas pedagógicas e materiais didáticos para a educação da infância", coordenado pela professora Benedita de Almeida, junto com o professor Clésio Acilino Antonio, vice-coordenador.

O projeto atua nos processos de formação contínua de professores, capacitando-os para as práticas pedagógicas, por meio de minicursos que apresentam e discutem as possibilidades de trabalho com o conhecimento, na pré-escola e nos anos iniciais do ensino fundamental.

Entre os objetivos do projeto está a organização da brinquedoteca e sua articulação com os processos educativos escolares. A equipe é composta por três acadêmicas, seis professores dos cursos de Pedagogia e Geografia da Unioeste e uma colaboradora externa.

A necessidade de um espaço com brinquedos e outros materiais educativos para as crianças realizarem atividades recreativas, jogos e brincadeiras foi apontada pela escola. O grupo de professores participou do Edital Proext 2010, para atender à solicitação da escola, por considerar a importância da brincadeira no desenvolvimento humano, explica a professora Benedita de Almeida, ao salientar que "a brincadeira é importante forma de a criança apreender o mundo e os papeis sociais".

A escola disponibilizou uma sala que, aos poucos recebeu os materiais e passou a ser utilizada pelos alunos. O professor Clésio esclarece que "foi realizada a formação dos professores e também campanhas de arrecadação de brinquedos, para formar este espaço, que proporciona o aprendizado lúdico, vinculando o processo escolar com o brincar, que tem importância vital no desenvolvimento infantil".

A diretora da escola, Vanderléia Potrich, ressaltou a alegria e o interesse das crianças da escola (pré ao 5º ano) em utilizar o espaço, que tem até cronograma de uso, feito pelas professoras.