Abertas inscrições de trabalhos ao Seminário Nacional

Estão abertas, até o dia 30 de maio, as inscrições de trabalhos para o 6º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais e 2º Seminário de Direitos Humanos, que serão realizados concomitantemente entre os dias 15 e 18 de setembro deste ano, no Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O evento é uma promoção do curso de graduação e Pós-Graduação em Serviço Social (Campus de Toledo) em parceria com os programas de pós-graduação em Biociência e Saúde Pós-Graduação em Educação (Campus de Cascavel), além do curso de licenciatura em Educação no Campo (Campus de Cascavel) e Programa de Educação Tutorial (PET/Serviço Social), do Campus de Toledo.

O tema central será o “Capitalismo contemporâneo na América Latina: políticas sociais universais?”, cuja importância, segundo os organizadores, se dá pelo processo vivido nas últimas décadas que levou a maior parte dos países dessa região a experimentarem a democracia formal. Segundo eles, essas experiências levaram as mudanças de ordem político-econômica nos países, que se traduzem em configurações particulares nos conflitos entre as classes sociais e, ao mesmo tempo, evidenciando uma tendência nas buscas pela integração regional, em perspectiva ampliada das vias restritas às alternativas econômicas.

O evento, portanto, segundo os organizadores “visa dar continuidade à difusão e discussões desse pensamento, das hipóteses que a tradição crítica construiu sobre a nossa realidade, das alternativas sociohistóricas em curso na região, bem como das formas de enfrentamento e resistência que setores da sociedade vêm construindo, fortalecendo as táticas que poderão levar à emancipação humana”.

O Seminário é voltado a professores, pesquisadores, estudantes das áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas entre outras. Da programação fazem parte mesas redondas, sessões de comunicação (apresentação de trabalhos) e minicursos.

As mesas redondas têm por objetivo analisar o atual processo político vivido pela América Latina; explicitar as formas de intervenção e ampliação estatal experimentadas em países da região, bem como as implicações para os direitos humanos e as políticas sociais como educação, saúde, assistência social, previdência, entre outras; entender as formas de institucionalidade estatal e não estatal em construção na América Latina; e discutir e avaliar as possíveis alternativas no campo do desenvolvimento econômico e social para os países da região.

O resultado com a relação dos trabalhos aprovados será divulgado no dia 31 de julho. Para mais informações pelo telefone (45) 3220-7253 - Comissão Científica (Rachel - das 13 às 17 horas) ou com Elisângela pelo telefone (45) 3379-7050, das 7h15 às 11h45 e das 13h30 às 15 horas ou ainda no site http://www.unioeste.br/seminarios/.