Fórum aprova minuta das Diretrizes da Graduação

Após serem realizados fóruns de discussões sobre as alterações das Diretrizes para o Ensino de Graduação, em cada um dos cinco campi da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), nesta quinta-feira (31.08) foi a concretização final do trabalho iniciado em março, envolvendo todos os campi.

Pela minuta aprovada no Fórum, a partir destas mudanças, a Universidade poderá oferecer cursos semestrais, pois os oferecidos hoje são anuais. Os cursos poderão oferecer até 100% de suas disciplinas semestrais, mantida a autonomia daqueles que pretendem seguir ofertando disciplinas anuais. A reafirmação da nomenclatura Projeto Político Pedagógico e a manutenção da modalidade a distância também foram deliberação do Fórum.

Com isso, segundo os organizadores, a Instituição deve ser ainda mais reconhecida como uma Universidade pública de referência na produção e socialização do ensino da graduação, comprometida com a formação do ensino para atuar com base em princípios éticos para o exercício da cidadania.

Para a pró-reitora de Graduação Liliam Faria Porto Borges, “o momento é de muita alegria, pois este caminho obrigou a se pensar o ensino de graduação na Unioeste, e todo espaço democrático é muito construtivo”.

Também o vice-reitor, Carlos Alberto Piacenti, parabenizou a organização do evento pela iniciativa e determinação em visitar os cinco campi da Universidade. “É importante que a Unioeste se reúna a fim de ter avanços para a graduação”, declarou.

Já o diretor do campus de Cascavel, Alexandre Almeida Webber, apontou que as resoluções apresentadas afetam direta e indiretamente as categorias da Universidade, ou seja, professores, alunos e funcionários. “Todos tiveram a oportunidade de participar e dar sua opinião e ainda discutir o assunto, sendo que por meio do voto, novas diretrizes estão em construção”, afirmou o diretor salientando ainda que “este foi o primeiro passo para a melhor regulamentação da Universidade, sendo que as resoluções que afetam o dia a dia dos professores foram discutidas desde os colegiados e centros até chegar ao Conselho Superior”.

O assessor da direção geral do campus de Francisco Beltrão, Eduardo Nunes Jacondino, comentou ainda que “o espaço para a comunidade acadêmica participar foi de extrema importância, pois como é um fórum deliberativo, as pessoas podem votar e se manifestar”, apontou Eduardo.

Fórum Geral

O Fórum Geral, realizado hoje (31) no campus de Cascavel, apresentou novas propostas de diretrizes na qual participaram professores, alunos e agentes universitários, com votação por representantes e pela plenária. Assim, um Grupo de Trabalho (GT) constituído por resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), a partir dos fóruns locais formulou uma minuta que seguiu para deliberação do Fórum Geral, na qual as propostas aprovadas serão sistematizadas pela Pró-Reitoria de Graduação, partem para aprovação, análise e homologação Cepe. Mais informações a respeito das propostas aprovadas podem ser obtidas pelo telefone (45) 3220-3057.