Unioeste renova convênio com municípios da região

Buscando maior interação com a comunidade agropecuária, o Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), renovou, no último dia 14, os convênios para a realização das análises de solos para o ano de 2014 com as prefeituras de Marechal Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Mercedes, Quatro Pontes, Guaíra, Nova Santa Rosa, Terra Roxa, Santa Helena, Maripá e Pato Bragado.

Estes convênios referem-se à prestação de serviços na área de análise de solos, plantas e amostras ambientais que são renovados anualmente, desde o ano 2000, entre as prefeituras e o Campus de Marechal Cândido Rondon, envolvendo o Laboratório de Química Ambiental.

O Laboratório iniciou suas atividades na área de análise de solos e plantas, em 1999, atendendo toda a comunidade agropecuária da região Oeste do Paraná. É coordenado pelo professor Affonso Celso Gonçalves Junior e tem como vice-coordenador o professor José Renato Stangarlin, além dos técnicos Emerson Gasparotto e Gilmar Divino Gomes.

Conforme o professor Affonso, as parcerias com as prefeituras da região “são fundamentais para que o Centro de Ciências Agrárias da Universidade mostre que, além de ter alcançado excelência no ensino e em suas pesquisas científicas, também retorna para a comunidade, na forma de extensão e prestação de serviços, o apoio que dela recebe”.

Paulo José Koling, diretor geral do Campus, conta que com os convênios durante esses 14 anos, além de ampliar cada vez mais a inserção social e fornecer análises a preços acessíveis aos agricultores, a Universidade também produziu um excelente banco de dados das análises que podem ser utilizados por docentes e alunos dos cursos de graduação, de mestrado e doutorado, bem como pela Secretaria Municipal de Agricultura para fazer diagnósticos e avaliar os resultados alcançados na agricultura.

O diretor ressalta, ainda, que o compromisso da Unioeste com a educação e os serviços de análises reverte em melhoria na renda e na qualidade de vida dos agricultores familiares. “Somente em 2013 foram realizadas 2.451 análises que atenderam as demandas dos municípios e agricultores. Esta é a importância que a Unioeste tem na região Oeste”, enfatiza.

Os agricultores interessados em realizar análise de solos e tecido vegetal podem procurar diretamente as prefeituras das cidades conveniadas ou o Laboratório de Química Ambiental, na Unioeste de Marechal Cândido Rondon, telefone (45) 32847924.

Valores

Os valores de 2014 para as análises são os seguintes: análise química de solo - rotina R$ 28,00 e pelo convênio R$ 25,00; conjunto de micronutrientes (Cu, Zn, Fe e Mn) R$ 12,00; análise física de solos (granulometria) R$ 15,00; análise de tecido vegetal completa R$ 50,00.

Outras análises

O Laboratório de Química Ambiental e Instrumental também se destaca na área de análise de amostras ambientais (compostos orgânicos, efluentes, águas, dejetos e etc.).

Compromisso Social

"O compromisso social da universidade somente é alcançado quando seu corpo docente retorna para a sociedade todo o investimento financeiro, social e intelectual que lhe foi concedido e uma das formas é a prestação de serviços", comentou o professor Affonso.

Laboratório de Química Ambiental e Gesoma

Um grande colaborador do Laboratório de Química Ambiental da Unioeste é o Grupo de Estudos em Solos e Meio Ambiente (Gesoma). Este grupo de pesquisa é coordenado pelo professor Affonso e conta com diversos pesquisadores do Brasil e do exterior, além de diversos acadêmicos de iniciação científica, mestrado e doutorado que desenvolvem trabalhos científicos nas áreas de Sistemas de Produção Sustentáveis e Meio Ambiente.

Inserção nacional e internacional

A equipe de pesquisa tem desenvolvido diversos projetos de mestrado e doutorado, trabalhos de inovação tecnológica e efetivado muitas parcerias nacionais e também internacionais com diversas universidades da Europa.