Unioeste realiza encontro de capacitação docente

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Divisão de Capacitação Docente promove nos dias 1 e 2 de setembro, na Sala dos Conselhos Superiores, na Reitoria, o 3º Encontro de Capacitação Docente da Unioeste (Ecad).

O encontro tem por objetivo apresentar as pesquisas e experiências vivenciadas pelos docentes da Unioeste durante o processo de qualificação e mostrar à comunidade acadêmica as condições de ensino, pesquisa e infraestrutura das instituições em que docentes da Unioeste realizam mestrado, doutorado e pós-doutorado.

O evento é composto de uma série de palestras ministradas por docentes que participaram do programa de capacitação docente da Universidade. As inscrições poderão ser feitas na abertura do encontro, respeitando a ordem de chegada e a capacidade do auditório.

Programação

A abertura, programada para ás 8 horas, na Sala dos Conselhos Superiores, na Reitoria, será iniciada com a palestra “Avaliação da pós-graduação pela Capes: realidades e perspectivas”, ministrada pelo professor Dermeval da Hora Oliveira.

Na sequência, a partir das 10 horas, serão iniciadas 13 apresentações individuais dos professores que participaram da qualificação em universidades da Itália, Canadá e nos estados da Bahia, São Paulo, Santa Catarina e Paraná. No período da tarde, as atividades iniciam às 13h30 e prosseguem até às 17h30.

No segundo dia, as atividades iniciam às 8 horas da manhã, com 20 apresentações, em que os professores falam de suas experiências durante o processo de capacitação no mestrado, doutorado e pós-doutorado em Portugal e nos estados da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Paraná.

Mais informações podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Divisão de Capacitação Docente, pelo telefone (45) 3220.3055 ou no e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Palestrante

O professor Dermeval da Hora Oliveira é graduado em Letras pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, doutor em Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e realizou estágio pós-doutoral na Universidade Livre de Amsterdam.

Atualmente é professor da Universidade Federal da Paraíba, bolsista de Produtividade 1B do CNPq, desenvolve o projeto "Variação Linguística no Estado da Paraíba - fase III: variação, estilo, atitude e percepção". Presidiu a Associação Brasileira de Lingüística entre 2007 e 2009 e é coordenador da Área de Letras e Linguística da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).