Amazônia é tema de Seminário da Pós-Graduação em Letras

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, recebeu na última semana a visita da pesquisadora Mariluci da Cunha Guberman, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Mariluci é coordenadora do projeto “Provocações da Amazônia: dos rios voadores aos voos imaginários”, e veio para a Universidade para desenvolver pesquisas sobre obras e autores que tratam sobre o tema do imaginário e do contexto amazônico.

Entre as atividades acadêmicas desenvolvidas junto ao Programa, destacaram-se o Simpósio “A Amazônia como construção discursiva”, coordenado pela professora Ximena Antonia Díaz Merino; e o Seminário “A Amazônia em debate I”. O evento realizado no último dia 18, envolveu os grupos de Pesquisa Laboratório Latino-Americano, liderado pela pesquisadora Mariluci, e o de Pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens, liderado pela Dra. Lourdes Kaminski Alves.

As atividades acadêmicas desenvolvidas integram o planejamento de recepção da 3ª turma de doutorandos, e da 13ª turma de mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste.

Segundo a pesquisadora “o imaginário sobre a Amazônia, que envolve culturas, mitos, artes, tratados históricos, sociológicos e antropológicos presentes nas obras artísticas, literárias e ou ensaístas, tem contribuído para manter a floresta”. Ela salienta ainda que o estudo se encontra em desenvolvimento, envolvendo vários grupos de pesquisa no País e na América Latina.

O Seminário iniciou dia 18 e encerrou no dia 20, com uma reunião para planejamento de metas e diretrizes que fortalecerão ainda mais a parceria entre os grupos de pesquisa e as instituições envolvidas. No encerramento foi realizado a Aula Magna com o tema “O corpo na criação poética da modernidade”, contando com a participação de alunos, docentes e egressos do Programa, docentes da Educação Básica e outros. A pesquisadora convidada ainda concluiu suas atividades na Unioeste, como integrante de Banca de Defesa de Mestrado.