Campus de Francisco Beltrão inaugura brinquedoteca

O Campus de Francisco Beltrão, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), inaugurou ontem (28.05) uma brinquedoteca, destinada a todos os discentes, docentes e também a comunidade. A Brinquedoteca, denominada Aquarela, foi implantada por meio do projeto de extensão “Aprender com o lúdico e as situações-problema”, vinculada ao Laboratório de Ensino e Aprendizagem do curso de Pedagogia (LabPed).

De acordo com a coordenadora, professora doutora Eliana Maria Magnani, a ideia de brinquedoteca surgiu nos Estados Unidos na década de 1930, como biblioteca de brinquedos –atividade mantida até hoje. Em alguns países a sua organização permite atender, acompanhar e orientar pessoas de todas as idades em atividades lúdicas, de acordo com seus interesses/necessidades. No Brasil, segundo a coordenadora, essa novidade chegou em 1980, agregada aos projetos de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Este ambiente, conforme explica a professora Eliana, tem como objetivo subsidiar atividades lúdicas de ensino/pesquisa/extensão da Universidade, e também formar profissionais que valorizem os jogos e as brincadeiras. Oferecer serviços às instituições infantis e empresas, onde o desenvolvimento de pesquisas possa apontar relevância do jogo para a educação também é meta a ser viabilizada por meio do projeto, financiado pelo Programa de Extensão Universidade Sem Fronteiras (USF/Seti), com a colaboração da empresa Móveis Marvel.

Como funciona

A brinquedoteca é constituída de cantos temáticos, como: o faz-de-conta com mobílias infantis representando uma casa; a leitura ou contação de histórias, com diversos livros e fantoches para acolher os seus usuários; o teatro, para atividades de encenação; os jogos de regras, com mesa para jogar; e as estantes com brinquedos, para serem manuseados livremente um de cada vez e com acompanhamento.

Aproveitando a situação, o brinquedista (pessoa com formação específica em brinquedoteca) estará disponível com total atenção para que o “leitor” possa contar com um profissional preparado e à disposição para gerenciar o seu funcionamento. Ainda tem uma função muito especial, construída na medida em que o lúdico é exercitado.

Todas as funções realizadas são essenciais, pois, nem todo ambiente bem equipado, com este tipo de recursos lúdico, garante a potencialização máxima da brincadeira. Para tanto, é primordial que existam profissionais com conhecimentos das técnicas, dos jogos, dos brinquedos e brincadeiras, e que, acima de tudo, gostem de brincar. Assim, poderão entender/atender crianças e adultos que aleguem não querer ou não saber brincar.

O atendimento para a comunidade será feito as sextas-feiras, das 14 às 16 horas (crianças a partir de quatro anos de idade), e para a comunidade interna será no período da manhã e a noite. Também será aberto para visitação somente as segundas-feiras das 9 às 11 horas.

A equipe da Brinquedoteca Aquarela, coordenada e orientada pela professora doutora Eliana Maria Magnani, conta ainda com a participação de Aline Malagi, pedagoga; Patrícia Gnoatto, pedagoga; de Andréia Tomé, Kelin do Amaral Saldanha Kanoffre da Silveira, Magda Cristina Della Betta Stephanini, bolsistas de graduação de Pedagogia; e de Daniela Marcon, bolsista de graduação de Direito.