Extensão comemora conquistas de 2014

Em 2014, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) conseguiu ampliar suas ações e teve avanços no que se refere à aprovação de programas e projetos.

De acordo com o pró-reitor de Extensão, Remi Schorn, “Tivemos a superação da média histórica do ProExt em termos de valores e boa aprovação do programa Sem Fronteiras, no qual superamos a média em projetos aprovados”.

Houve muitas atividades com grande impacto na sociedade e na Universidade, entre elas, o aumento do número de projetos e programas cadastrados, com isto, Remi salienta que “percebemos uma maior sensibilidade social no conjunto das atividades propostas”.

Números

No âmbito da Proex, em 2014, foram desenvolvidas 671 atividades de extensão que beneficiaram um público total de 1.811.316 pessoas e incluem programas, projetos, prestação de serviços, cursos e eventos.

Os 37 programas executados contaram com o envolvimento de uma equipe de 407 pessoas e atingiram um público de 55.603 pessoas e os 318 projetos envolveram 2999 pessoas e beneficiaram 1.646.484 pessoas.

Já nas 316 atividades de prestação de serviço, cursos e eventos, a equipe de colaboradores teve a participação de 2.465 pessoas, entre docentes, discentes, agentes universitários e externos, que atenderam 109.229 pessoas de toda a comunidade das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.

No Programa de Extensão Universitária 2015 (Proext) do Ministério da Educação (MEC), a Unioeste conseguiu a aprovação de um programa e três projetos, que vão receber R$ 750 mil em recursos financeiros para sua execução.

Eventos

A 14ª edição do Seminário de Extensão Universitária (SEU), realizado no Campus de Toledo, teve 244 trabalhos inscritos em oito áreas temáticas, sendo 120 comunicações orais, 89 pôsteres, 20 oficinas e minicursos e 15 estandes dos programas e projetos de extensão da Unioeste e de instituições parceiras.

No SEU foram selecionadas 16 comunicações orais, três oficinas, um minicurso e uma atividade cultural para representar a Instituição no Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), realizado em Curitiba, de 10 a 12 de setembro.

Aproximação com a comunidade

O Projeto “Unioeste na Comunidade” visa integrar a Universidade com a comunidade externa, oferece informações, atendimento e atenção à saúde da população e também proporciona ao acadêmico experiência prática fora da sala de aula.

A Instituição organizou ou foi parceira em 15 eventos que contaram com a participação de 30 docentes e 194 alunos. Além destes, foram realizadas 13 ações de saúde com foco na prevenção e diagnóstico precoce, incluindo ainda atividades lúdicas, que totalizam 2.889 atendimentos prestados.

A coordenadora do projeto, Adriane Martins, explica que “conseguimos atender uma demanda da sociedade, possibilitando a aproximação dos acadêmicos com a comunidade e diversas entidades da cidade.”

Esporte

No esporte, acadêmicos da Unioeste participaram dos Jogos Universitários do Paraná (JUPs), realizados em setembro, em Cianorte e quatro atletas conseguiram classificar-se para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), disputados em Aracaju, no mês de novembro.

Nos JUBs, Everton Vilques dos Santos, do Atletismo, conseguiu o terceiro lugar nos 110 metros com barreira, Hugo Zanotti Mendonça Caetano ficou em terceiro lugar no Xadrez, Keila Priscila dos Santos, da Natação, conquistou o quarto lugar nos 200 metros borboleta e quinto nos 400 metros medley, já Leonardo Borges de Souza obteve o sétimo lugar nos 400 metros medley e sexto nos 200 metros borboleta.

Os servidores participaram dos Jogos dos Servidores das Universidades Estaduais do Paraná (Josuepar), em setembro, na cidade de Maringá. A delegação da Unioeste, composta por 67 servidores de todos os Campi, Reitoria e Hospital Universitário, competiu no atletismo, basquete, bocha, bolão feminino e masculino, boliche feminino e masculino, canastra, futebol suíço, futsal, malha, natação, peteca, sinuca, tênis de campo, tênis de mesa, truco, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

A Unioeste foi campeã no tênis de campo masculino, obteve o segundo lugar no Atletismo e Natação femininos e no futsal, o Bolão e o tênis de campo feminino obtiveram o 3ª lugar, assim como a peteca e a Malha, o vôlei de praia conseguiu o 4ª lugar.