PDE inicia sétima turma em 2014

Contando com uma turma composta por 312 professores, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) continua a configurar-se como a Instituição que mais recebe professores no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) por turma ao longo dos anos. Os professores do PDE 2014 são oriundos dos seis núcleos regionais: Assis Chateaubriand, Cascavel, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Toledo.

O coordenador do Programa, professor Marco Antonio Batista Carvalho, informou que esses professores serão, como nos anos anteriores, atendidos em todos os campi da Unioeste, uma vez que a Universidade oferta cursos correlatos nos cinco campi.

Em fevereiro haverá reunião prévia com os coordenadores das respectivas áreas para as informações pertinentes ao trabalho, assim como questões financeiras pendentes, bem como aulas que serão ministradas no primeiro e segundo semestre de 2014, e ainda o acompanhamento de cada professor PDE na realização do projeto que deverá desenvolver na escola como atividade de intervenção pedagógica em 2015.

Todos os encaminhamentos para que o programa possa se iniciar normalmente estão sendo tomados e os primeiros encontros já foram definidos pelos seis Núcleos Regionais de Ensino. Esses encontros ocorrerão nos meses de fevereiro e março. O calendário das atividades a serem desenvolvidas na Unioeste será apresentado em breve.

Todos os 312 novos professores encontram-se distribuídos nas seguintes áreas: Biologia (10), Ciências (17), Educação Especial (18), Educação Física (26), Educação Profissional e Formação Docente (8), Filosofia (1), Geografia (14), Gestão Escolar (17), História, Língua Estrangeira Moderna (21), Língua Portuguesa (41), Matemática (51), Pedagogia (48), Química (9) e Sociologia (3).

O PDE

O PDE é uma política inovadora de Formação Continuada em Rede executado pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e com a colaboração das sete universidades públicas do Paraná.

O programa de estudos tem duração de dois anos - no primeiro ano o professor fica afastado de suas atividades em 100% da carga horária e no segundo ano em 25%. A Unioeste implantou o PDE em 2007, sendo uma das Universidades que presta atendimento ao maior número de professores.