Central de Notícias

Unioeste desenvolve projeto de mapeamento da violência contra mulher

Com o objetivo de levantar e sistematizar dados acerca da violência contra as mulheres no município de Marechal Cândido Rondon, é que a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Cândido Rondon, assinou a parceria com a prefeitura do município para a execução do Projeto “Mulheres – Violência e Políticas Afirmativas em Marechal Rondon”.

O projeto é fruto de outro projeto desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Cultura, Relações de Gênero e Memória “Mapa da Violência contra Mulheres”, também em parceria com o município. Este propiciou o levantamento e a sistematização de dados de partes dos arquivos da Polícia Civil, referentes ao período entre os anos de 1999 e 2007, e da Unidade de Saúde 24 Horas do Município, de 2001 a 2007.

Por esses dados serem parciais, por não houver a possibilidade de concluir o levantamento de dados do período de 2008 a 2012 dos referidos arquivos, criou-se um novo projeto, incluindo a busca de dados nos arquivos ainda não pesquisados como o Fórum da Comarca, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NEDIJ), a Unioeste - Campus de Marechal Cândido Rondon, a Polícia Militar.

Devido a isso, segundo a coordenação do projeto, “Mulheres – Violência e Políticas Afirmativas em Marechal Rondon” visa dar continuidade no que se refere ao levantamento, sistematização e análise de dados acerca da violência contra as mulheres no município de Marechal Cândido Rondon. Também visa, como terceira etapa, o fornecimento de dados para o assessoramento à elaboração de projetos, que servirão para pleitear junto à esfera do governo federal subsídios para políticas públicas de atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade, no enfrentamento da violência de gênero e no empoderamento das mulheres.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Ivonete Pereira, a importância se dá por se constituir o enfrentamento à violência contra as mulheres. Ela explica, ainda, que a sistematização e a análise qualitativa dos dados são imprescindíveis para o mapeamento da realidade vivida pelas mulheres e para o entendimento das relações sociais desiguais no espaço público e privado. “O conhecimento das diversas realidades é condição para elaborar e desenvolver ações, programas e políticas públicas educativas, preventivas e  de assistência às mulheres em situação de risco e de violência”.

O Projeto prevê, também, diferentes atividades de campo, em que professores e bolsistas se envolverão na consulta e acesso aos prontuários institucionais das ações contra a integridade física e a dignidade das mulheres. Tais informações serão sistematizadas em software, posteriormente serão analisadas de forma quantitativa e qualitativa, com vistas ao cumprimento dos objetivos e a alcançar os resultados esperados.

Ainda segundo a coordenadora, tais iniciativas, como a execução deste Projeto, “podem viabilizar um desenvolvimento humano condizente com as funções sociais do planejamento e atuação política eficazes nas relações sociais familiares e para além destas, promovendo mudanças nas relações de gênero e contribuindo para a cidadania”, conclui.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.