Campus de Rondon sedia I Ciclo de Filmes: CinEureka!

O Grupo de Pesquisa (CNPq) em História Intelectual e Historiografia do Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, realizará, entre os meses de março e junho, o I Ciclo de Filmes, Conferências e Debates -  CinEureka! Filmes, papo e pipoca”.

O evento será realizado a partir do próximo mês e tem por objetivo a exibição de um filme por mês seguido de um debate que explorará temas referentes à razão, racionalidade, narrativa e verdade, a partir de elementos extraídos do filme exibido.

Segundo o professor Moises Antiqueira, esses temas correspondem aos tópicos sobre os quais o Grupo de Pesquisa centrou suas discussões no último ano. “A princípio, a ideia era a de organizar um ‘Café Filosófico’, um espaço de debate a respeito daquelas temáticas das quais o Grupo se ocupava. Posteriormente, optou-se pela realização desse ciclo de filmes, levando-se em conta a intenção do Grupo no sentido de trabalhar com o cinema, aliando o entretenimento à possibilidade de se empreender discussões frutíferas, mas que, por outro lado, tenham um caráter menos formal, que permita a participação e o envolvimento do público”, salienta.

Sendo assim, o evento é igualmente voltado tanto para a comunidade acadêmica à externa. Os participantes que se fizerem presentes em, pelo menos, três das quatro sessões de exibição dos filmes, terão direito à certificação de 16 horas.

As inscrições devem ser feitas a partir desta terça-feira (25) diretamente no Colegiado de História do Campus de Marechal Cândido Rondon e são oferecidas 40 vagas. Mais informações pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou na página do evento no Facebook www.facebook.com/pages/Cineureka/1423213417920726?fref=ts.

Programação

A primeira sessão será realizada no dia 12 de março, a partir das 14 horas, com o filme “O Show de Truman” (1998), sob a orientação do professor Moises Antiqueira.

No dia 9 de abril, os professores Marcos Ehrhardt e Cezar Santolin serão os responsáveis pela sessão do filme de “Frankenstein de Mary Shelley” (1994), exibido às 14 horas.

“A Vila” (2004) será o filme da terceira sessão do CinEureka a ser exibida no dia 14 de maio, às 14 horas, com orientação do professor João Christofoletti.

Para o encerramento do curso, o professor Rodrigo Paziani orientará a quarta sessão a qual será transmitido o filme “Os Suspeitos” (1995), no dia 11 de junho às 14 horas.